segunda-feira, 30 de junho de 2014

Resposta #Emocionada a Leitora

Olá a todos!

Tem comentários no Blog que gosto de fazer um post especial para responder (com autorização, é claro).. :)

No post Dificuldade de Desfazer da última quinta-feira, 26/06/2014, eu recebi um comentário feito pela Adriana Cunha que mexeu comigo e assim que li procurei ela e pedi autorização para fazer um post especial como resposta.

No post eu mencionei sobre a dificuldade que eu andava tendo em desfazer das minhas roupas de obesa. Isso é estranho para uns, mas normal para outros. Para mim é difícil desfazer de uma história de Efeito Sanfona que eu vivi por muitos anos, e além dela tem o medo de engordar, pois sempre engordei depois de emagrecer.

Enfim, vamos ao comentário da querida Adriana!!!

O comentário foi o seguinte:


UAU.. Foi um "tapa na minha cara" pra eu acordar e abandonar este materialismo besta...

Não acho que eu devo apagar a minha fase de obesa mórbida da memória e sim lembrar sempre do quanto foi difícil cada dia que vivi com tanto peso.

Lembrei do quanto eu sofria para achar roupas e quando achava era algo que servia, pois nunca foram as que eu realmente gostava, o preço era exorbitante e de péssima qualidade (como as roupas da Marisa).

Lembrei de várias vezes sair com calça rasgada entre as pernas pq não tinha outra que servisse. Era terrível, pois eu sempre me policiava para disfarçar os rasgos.

Lembrei de só ter uma roupa melhorzinha pra sair e ter vergonha de sair por sempre vestir a mesma roupa.

Lembrei da unica vez que fui madrinha de casamento e o zíper do vestido estourou.

Estas lembranças não devem ser apagadas, e sim lembradas, por mais que doa no meu coração, pois através delas encontro forças para lutar contra a minha compulsão alimentar a cada dia. É como ter um manual de Como não ser Obesa. Eu sei o que eu fiz pra chegar onde cheguei, sei o quanto fui inconsequente, sei o quanto sou doente, sei o que eu passei, o que eu sofri e principalmente, sei que não quero passar pela obesidade novamente.

Viver com o peso de uma vida com obesidade foi o inferno, as consequências me deixaram muitas cicatrizes que nunca serão apagadas e o melhor caminha é o que eu estou seguindo. Qual caminho? O da mudança de hábitos.

Xô roupas, mas o que eu passei vou sempre guardar na memória.

Obrigada por me clarear o caminha querida Adriana! Beijos e sucesso!!! <3

OBRIGADA PELA VISITA!!!

Este Blog me faz muito bem e por isso ele existe com muito carinho!!!
e-mail: jujubelasblog@gmail.com
Instagram: http://instagram.com/juju_bela

quinta-feira, 26 de junho de 2014

Dificuldade de desfazer

Olá a todos!

Aos que não sabem a Juju está de mudança :) e entre os encaixotamentos e desencaixotamentos eu me deparei com minhas roupas da época de obesidade e o que fazer? E como é difícil pra mim.

Como eu sempre passei convivi com o Efeito Sanfona eu NUNCA usei a mesma calça durante dois invernos. Eu sempre engordei e emagreci num período muito curto de tempo, num inverno eu usava 50, no ano seguinte 46.

Isso fez com que eu não me desfizesse das minhas roupas, só quando elas estavam velhas, pois antes mesmo de eu pensar em doar por estarem muito largas ou justas elas ja estavam servindo.

Hoje a realidade é diferente, meu emagrecimento não foi com dietas malucas ou com medicação e principalmente a minha consciência é outra. Os meus cuidados com a minha nutrição e com o meu psicológico são de muito feitos com muito esmero e eu sei que no inverno que vem não vou estar usando 50, mas é difícil eu lidar com esta realidade, por mais que eu saiba eu tenho muito medo.

Talvez seja egoismo da minha parte. Não sei. Só sei que vou doar.

Ontem, pensei no seguinte problema. Se é difícil um obeso achar roupa que serve e com bom preço, imagine um obeso que não tem condição de comprar roupas e que precisa de doação?

Eu tive a oportunidade de fazer uma cirurgia, pois graças a Deus eu tenho condição de pagar um convênio médico, mas eu sei que muitos brasileiros não vivem esta mesma realidade e dependem do péssimo sistema público que temos. Então, nada mais junto fazer algo em forma de agradecimento a esta oportunidade que eu tive de mudar a minha vida.


Ainda não separei tudo, mas não é muito mais que isso, pois além da falta de opção tinha a falta de vontade de me vestir bem.

Que a pessoa que receber estas roupas façam bom uso e tenha o coração repleto de esperança e paz!

#DesapegaJuju

OBRIGADA PELA VISITA!!!

Este Blog me faz muito bem e por isso ele existe com muito carinho!!!
e-mail: jujubelasblog@gmail.com
Instagram: http://instagram.com/juju_bela

segunda-feira, 23 de junho de 2014

Medo da Cirurgia Bariátrica

Olá a todos!!!

Se tem um sentimento que existe quando decidimos pela cirurgia bariátrica, este sentimento é o #MeDo.

Segue uma palestra muito interessante que pode ajudar aos que estão passando por esta fase.

Vale a pena assistir, se informar e principalmente enfrentar seus medos.

E para quem já enfrentou este medo, vale a pena assistir e relembrar o que vc já enfrentou!


Estou torcendo por vc!!! :)


OBRIGADA PELA VISITA!!!

Este Blog me faz muito bem e por isso ele existe com muito carinho!!!
e-mail: jujubelasblog@gmail.com
Instagram: http://instagram.com/juju_bela

segunda-feira, 16 de junho de 2014

Eu na Obesidade com Depressão

Olá a todos!

Sim, hoje o assunto é depressão. Hoje vou contar sobre a pior fase da minha vida. :(

Graças a Deus foi superada, mas isso não significa que eu posso não me preocupar mais, que se me levantei uma vez não vou cair mais. Por isso eu tenho e sempre procuro ajuda psicológica e espiritual.

Sei que existem pessoas que não se sentem mal ao estar acima do peso, mas no meu caso é o inverso, nunca gostei de ser gorda, comecei a fazer dieta e tomar remédio com 17 anos, quando eu estava no sobrepeso, mas como a grande maioria eu emagrecia e engordava o dobro.

Hoje entendo que deixar a tentativa de emagrecer era consequencia do meu comer compulsivo, pois sempre queria me presentear por dias tão sofridos de mudanças de hábito, só que eu não conseguia comemorar por 1 ou 2 dias, eu caia na orgia alimentar e não conseguia mais voltar a sanidade, até que eu engordava mais do que eu perdia. Enfim, uma doença, que hoje eu trato, mas que por mto tempo eu não entendia, só me punia, me desamava.

Eu dou parabéns para quem se aceita acima do peso, mas infelizmente não é meu caso. Eu já pesei o peso que estou hoje (a base de remédios) e mesmo assim me achava gorda, é um desejo de perfeição sem tamanho que existia dentro de mim e hoje não existe mais. Hoje posso dizer que sou feliz com o que tenho, mas precisei chegar ao fundo do poço. Já até cheguei a colocar fotos de biquini e com certeza em anos atras eu jamais faria isso.

Sim, eu acredito que a culpa disso tudo é este mundo cruel que exige até que a piriquita da mulher seja rosadinha.

Mas vamos falar dos piores dias da minha vida. Lembro-me bem do dia que me pesei e marcava 100 Kg, eu chorava muito, quis me matar, tive ataques de desespero, foi horrível, mas a vida tinha que continuar e eu não sei pedir ajuda, não sei assumir fraqueza, tenho medo de ser chacota, tenho medo de um dia me julgarem perdedora. Sei que isso é errado, que ninguém é perfeito, mas eu sou assim, melhorei bastante com terapia, mas não se abandona uma personalidade adquirida em anos de vida.


A realidade é, de tanto a vida me dar tapas na cara por falta de humildade em assumir que eu precisava de ajuda eu me acabei, não sentia vontade de olhar pra cara de ninguém, de conviver com ninguém, tinha ódio da humanidade. No fundo era vergonha de mim. Mas graças aos bons profissionais que me cercavam eu passei a entender tudo e comecei a criar forças para me ajudar.

Resumindo, eu sei que não é fácil viver com o peso da obesidade e das doenças que ela traz e tbm sei que a depressão nos deixa descrente do amor do próximo e do amor pelo próximo, que não existe força de vontade numa vida deprimida e é o que mais dizem pra gente ter. Enfim, tem que procurar ajuda, mesmo que seja difícil, pois pra isso é necessário assumir que tem problemas.

A depressão só me fez perder bons momentos da vida. Não faça como eu, não demora para procurar ajuda.

VIVA BEM!!!

OBRIGADA PELA VISITA!!!

Este Blog me faz muito bem e por isso ele existe com muito carinho!!!
e-mail: jujubelasblog@gmail.com
Instagram: http://instagram.com/juju_bela

quinta-feira, 12 de junho de 2014

Vc é Compulsivo Alimentar?

Olá a todos!

Nas minhas tentativas por me entender como Compulsiva Alimentar eu me deparei com 15 perguntas que definem ou não o compulsivo por comida e me ideintifiquei com absolutamente todas.. :(


Poderia ficar em panico, na vdd eu fique bem assustada, principalmente por me identificar com as 15 perguntas e ter o estômago reduzido.. Eu não queria ser assim, fraca perante algo que é tão comum e que é instrumento para dias festivos.. Enfim, nem tudo que eu sou eu gostaria de ser, mas esta sou eu e devo aprender a amar meus defeitos e qualidades..

Bem, segue as 15 questões.. Eu achei no site do CCA - Comedores Compulsivos Anônimos ... Vale a pena dar uma passadinha lá, pois tem muita informação bacana.

15 Perguntas -
Esta série de perguntas pode ajudá-lo a determinar se você é um comedor compulsivo. Muitos membros de Comedores Compulsivos Anônimos admitiram que responderam sim a muitas destas perguntas.
1 - Eu como quando não estou com fome ou deixo de comerquando meu corpo necessita se nutrir?
2 - Faço farras alimentares sem razão aparente, às vezes até me sentir empanturrado ou passar mal?
3 - Tenho sentimentos de culpa, vergonha ou constrangimento em relação à maneira como eu me alimento?
4 - Como sensatamente na frente de outras pessoas e desconto depois, quando estou sozinho?
5 - Minha maneira de comer está afetando minha saúde ou minha maneira de viver?
6 - Quando minhas emoções estão intensas - sejam positivas ou negativas - eu me vejo procurando por comida?
7 - Meus comportamentos alimentares fazem a mim ou aos outros infelizes?
8 – Já cheguei a usar laxantes, vômitos, diuréticos, excesso de atividade física, medicamentos para controle do apetite, injeções ou intervenções médicas (incluindo cirurgias) para tentar controlar meu peso?
9 - Faço jejum ou restrinjo severamente a comida para controlar meu peso?
10 - Eu fantasio sobre como a vida seria muito melhor se eu usasse um tamanho diferente ou tivesse outro peso?
11 - Eu preciso mascar ou ter algo em minha boca o tempo todo, como comida, chicletes, balas ou bebidas?
12 - Já cheguei a comer comida congelada, queimada, estragada, retirada de recipientes no supermercado, ou do lixo?
13 - Existem certas comidas que não consigo parar de comer depois de dar a primeira mordida?
14 - Já cheguei a perder peso com dietas ou períodos de controle, seguidos por períodos de intenso descontrole com a comida e/ou ganho de peso?
15 - Passo muito tempo pensando em comida, discutindo comigo mesmo sobre se comerei e o que comerei, planejando a próxima dieta ou cura através de exercícios físicos, ou contando calorias?
Você respondeu “sim” a várias destas perguntas? Caso tenha respondido, é possível que você tenha ou esteja a caminho de ter um problema de comer compulsivo ou de comer além das suas necessidades.
Descobrimos que uma das formas de interromper esta doença progressiva é praticando o programa de recuperação de Doze Passos de Comedores Compulsivos Anônimos. CCA é uma Irmandade de pessoas que, compartilhando experiências, forças e esperanças, estão se recuperando do comer compulsivo. Damos as boas vindas a todos que desejam parar de comer compulsivamente. Não há taxas ou mensalidades para membros; somos autossustentáveis através de nossas próprias contribuições, não solicitando nem aceitando doações de fora. CCA não está afiliado a nenhuma organização pública ou privada, movimento político, doutrina ideológica ou religiosa; não nos posicionamos em a ssuntos externos. Nosso propósito primordial é nos abster de comer compulsivamente e levar a mensagem aos que ainda sofrem.
O CCA é para você?
Apenas você poderá responder a esta pergunta. Ninguém poderá tomar esta decisão por você. Nós que agora estamos em CCA descobrimos um modo de vida que nos permite viver sem necessitar da comida em excesso. Acreditamos que o comer compulsivo é uma doença progressiva que, assim como o alcoolismo e outras doenças, pode ser detida. Lembre-se que não é vergonha admitir que você tem um problema; o mais importante é fazer algo a respeito.

Eu ia justificar cada questão contando o um poco mais sobre o meu caso com a comida, mas prefiro que seja respondido e refletido por vcs...

E caso se identifiquem como Comedor Compulsivo, não se desesperem ou se entreguem a dependência... PROCUREM AJUDA!!!

OBRIGADA PELA VISITA!!!

Este Blog me faz muito bem e por isso ele existe com muito carinho!!!
e-mail: jujubelasblog@gmail.com
Instagram: http://instagram.com/juju_bela

segunda-feira, 9 de junho de 2014

Estômago Dilata pós Bariátrica?

Olá a todos!

No post Efeito Funil houveram leitores que criticaram quando mencionei ser mito a dilatação de um estômago gastroplastizado. Pedi para estes leitores comprovarem o meu erro e estou aguardando, pois eu, como muitos tenho esta curiosidade, já que uns dizem que sim e outros dizem que não.

Procurei artigos científicos na internet e contato com pessoas que estão sempre bem informados no que diz respeita a Cirurgia Bariátrica.


O que eu entendi (deixando claro que não sou da área da saúde, é apenas a minha interpretação das informações que encontrei durante esta semana) é que o estômago é um músculo e como todo músculo ele se desenvolve de acordo com o quanto trabalham ele. PORÉM, ele não volta a ser como antes, é apenas uma adaptação do quanto se come, isto é, um estômago da técnica bypass fica com aproximadamente 15ml após a cirurgia e ele vai se ajustando conforme a demanda de comida, mas ele NÃO volta ao tamanho anterior de aproximadamente 2l, pois o corte é realizado de uma forma que impedi uma dilatação extrema.

Desta forma, eu concluo que depende de nós gastroplastizados o emagrecimento e a manutenção do peso, pois tem como abusar sim da alimentação, o Efeito Funil está ai para explicar como é simples isso acontecer. E fica mais claro que Cirurgia Bariátrica não faz milagre, no começo vc emagrece, pois tem medo de comer, mas com o tempo vai descobrindo que pode comer bem e se não houver um policiamento vai engordar ou estacionar a perda de peso, causando o Efeito Platô.

Quero agradecer aos colaboradores deste post que me esclareceram as idéias. André Schleich dono do grupo Redução de Estômago, a leitora Mel Graboswki e enfermeira que fez parte da equipe do Dr Pareja, em Campinas SP e da estudante de medicina Carolina Crosariol.

OBRIGADA PELA VISITA!!!

Este Blog me faz muito bem e por isso ele existe com muito carinho!!!
e-mail: jujubelasblog@gmail.com
Instagram: http://instagram.com/juju_bela

quinta-feira, 5 de junho de 2014

Chocolate vs Efeito Platô

Olá a todos!

Já falei muitas vezes sobre o Efeito Platô, tanto em vídeo quanto em texto. É aquela fase chata que passamos por períodos de nenhuma perda de peso. Isso é normal e para dar um basta é preciso mudar a dieta e praticar atividade física.

A verdade é, mesmo com estômago reduzido o controle na alimentação é eterna.

E o que o chocolate tem haver com isso?

No meu caso o chocolate ocasionou a dificuldade com a perda de peso. Hoje eu sei que ele foi o maior vilão. Indiretamente eu sabia desde o início, mas não queria assumir pra mim o que estava acontecendo, tinha medo da realidade. Mas o que é melhor? Ficar de braços cruzados e ganhar peso ou não chegar na minha meta? Ou encarar de cabeça erguida e me tratar deste mal?  Preferi encarar e hoje estou aqui assumindo o que realmente aconteceu quando fiquei por quase 3 meses sem perder peso.


Eu nunca fui muito ligada a chocolate. Meu maior mal antes de operar eram as massas. Comia muita pizza, pães, salgados, etc. Hoje me faz muito mal comer massas, eu entalo e tenho violentos dumpings.

Mas partir do 9º mês eu troquei a compulsão alimentar de massas para doces, em especial os chocolates. Passei a comer TODOS os dias chocolates após o almoço. E não era 1 bombom, eram 3, ou 5, ... Eu colocava na minha gaveta e passava a tarde comendo. Já que comendo aos poucos tudo cabe.

Fiquei por quase 3 meses sem perder 1 grama e sabia que era por conta dos chocolates então decidi fazer exercícios pois não queria deixar os doces, na verdade eu não sabia como fazer isso.

Os exercícios ajudaram muito, de 80 fui para 76 e UAU que felicidade!!! Mas a balança parou novamente e os doces lá. Eu comia descontroladamente, não conseguia fazer nada quando me batia uma vontade e eu não tinha um para comer.

Além dos chocolates tbm tinham o açúcar do café. Um belo dia eu resolvi contar qts colheres de açúcar eu comia por dia, alem dos outros doces. Em média 4 colheres de sopa de açúcar por dia. :(

Decidi cortar ao menos este mal. Fui testando os adoçantes e me adaptei bem com o de Sucralose, mas pretendo testar outros.

Após 2 semanas seum açúcar no café eu decidi cortar de vez o chocolate e foi a melhor coisa que fiz na minha vida!!! Faz 5 semanas que não como chocolate!!!



Não é nada fácil, tem dias que sinto que vou morrer de tanta necessidade, mas me apego a Deus e vou me mantendo longe deste mal. Além das frutas que se tornaram minhas aliadas. Todos os dias eu trago para o trabalho variadas frutas como banana, abacaxi, melão, maça, pêra, uva, kiwi, etc.

Depois que decidi cortar o chocolate eu percebi o quanto sou doente, me sinto uma drogada tendo crises por estar longe dos tóxicos. Ao mesmo tempo me sinto feliz por controlar este mal.

E MAIS... Nesta brincadeira eliminei 1,5 Kg. :)))

Se vale a pena? VALE!!!

OBRIGADA PELA VISITA!!!

Este Blog me faz muito bem e por isso ele existe com muito carinho!!!
e-mail: jujubelasblog@gmail.com
Instagram: http://instagram.com/juju_bela

segunda-feira, 2 de junho de 2014

O que é Efeito Funil?

Olá a todos!!!

Quem já ouviu falar sobre Efeito Funil???

Pois é, mais um "efeito" que os gastroplastizados sofrem e, na minha opinião, este é o mais preocupante. Talvez, os que não são operados podem não entender o funcionamento, mas isso acontece e MUITO...

Vou explicar de forma rápida o funcionamento deste efeito e a partir dele muito vão entender o porque os gastroplastizados podem engordar.

Muitos acreditam que o estômago dilata e isto é MITO. Existem muitos estudos que comprovam isso. Na verdade o estomago continua com o mesmo tamanho, mas a forma de comer exageradamente que muda.

Com um estômago normal a pessoa come MUITO em pouco tempo. Já com um estômago reduzido isso não é possível, pois da mal estar, dor, etc. Então, o comer exagerado é diferente, come-se muito, porém em quantidades fracionadas.


Em um vídeo da Michele Hamshia ela explicou da seguinte forma: o estômago reduzido é como um funil, se coloca muito líquido em pouco tempo ele trasborda, mas se coloca a mesma quantia de liquido de forma fracionada passa tudo sem transbordar.

Por exemplo:

Eu passei por uma fase de comer MUITO chocolate. Se eu comer uma barra grandona eu tenho dumping, mas se eu comer a cada 15 minutos um pedacinho eu não tenho. Então passei a criar este péssimo hábito e desde que ele começou eu tive mais dificuldade em eliminar peso. Hoje eu não como mais chocolate, tentei diminuir por muitas vezes mas não consegui, é mais forte que eu, um pedacinho é motivo para eu cair em tentação e comer muito. Devido a isso decidi cortar de vez. Estou sofrendo muito, mas é melhor assim.

Portanto, muito cuidado com este Efeito Funil. Observem o que, quanto e como vcs comem. Muitos reclamam do Efeito Platô, mas pode ser o Efeito Funil que esteja prejudicando ele.

OBRIGADA PELA VISITA!!!

Este Blog me faz muito bem e por isso ele existe com muito carinho!!!
e-mail: jujubelasblog@gmail.com
Instagram: http://instagram.com/juju_bela