quinta-feira, 29 de maio de 2014

Obesidade é doença?

Olá a todos!

Obesidade é uma doença! Esta afirmação sempre está presente no mundo da obesidade, mas por quê?

Eu quero ter bons argumentos para defender esta afirmação e mudar a opinião de quem considera o obeso como "vagabundo" "relaxado" "preguiçoso" e etc. Ao mesmo tempo eu não quero defender a obesidade como correto, mesmo porque luto a cada dia contra ela, mas nem por isso e nem por nenhum motivo o obeso é relaxado porque ele não consegue fazer uma dieta.

Se fosse simples emagrecer não existiria tanto obeso no mundo. Será que o mundo está cada vez com mais vagabundos preguiçosos? Eu acho que não. Então vamos tentar definir esta afirmação para que os julgamentos sejam justos.


Cientificamente eu não sei responder, mas tenho minha opinião em particular, pois concordo plenamente com esta afirmação.

Com certeza um corpo obeso está doente ou seguindo para que fique. Está estampado nas mídias estas doenças que são: Pressão Alta, Diabetes, Doenças do Coração, Colesterol, Infertilidade, Úlceras, Problemas Articulares, Apnéia do Sono e entre outros.

E não sei se é com todo obeso, mas no meu caso eu sempre soube que eu estava doente, mesmo como os exames dizendo que não. O corpo pesado me fazia sentir que ele caminhava para vida cheia de problemas, caso eu não tomasse alguma providência.

Além da saúde física, também tinha a mental. Eu estava completamente doente por dificuldades como lavar meus pés, comentários do tipo "como ela engordou", afirmações como "não tem seu número" e sensações de que não serve mais.

Esses dias, na faculdade, eu ouvi duas pessoas falando de forma pejorativa sobre obesos e isso me deixou muito mal, pois as pessoas não enxergam a obesidade como doença, acham que estão naquelas condições porque querem. Para um deles eu disse "não fala assim" e a pessoa respondeu "mas ele tem que tomar uma providência se tem aquela barriga de ÉGUA PRENHA". :´(

As pessoas acham que o gordo quer ser gordo, que está daquele jeito porque é relaxado. Lógico que quem está acima do peso ou tem algum problema, ou é porque come mesmo, ninguém é gordo porque vive de alface e chá sem açúcar.

Se estas pessoas soubessem, como eu sei, o quanto é difícil controlar a alimentação num mundo com tantas variedades, talvez elas não perdessem tanto tempo rindo por motivos tão injustos.

Além da dificuldade em controlar a alimentação e fazer uma dieta, também é muito difícil assumir esta doença e procurar ajuda, e para colaborar, nem sempre a ajuda é a correta para mudar hábitos e deixar de comer exageradamente.

Eu não gosto desta relação que as pessoas tem com a obesidade. Considerar o obeso vagabundo e relaxado me incomoda muito. Eu queria fazer alguma coisa para que as pessoas deixassem de tratar a obesidade desta forma. Eu queria ter bons argumentos para mudar a opinião alheia.

Portanto, peço a ajuda de vcs para definir obesidade como doença.

OBRIGADA PELA VISITA!!!

Este Blog me faz muito bem e por isso ele existe com muito carinho!!!
e-mail: jujubelasblog@gmail.com
Instagram: http://instagram.com/juju_bela

segunda-feira, 26 de maio de 2014

Lembranças da obesidade

Olá a todos!

Eu passei por várias situações constrangedoras quando estava obesa e esses dias lembrei de um caso que me deixou muito envergonhada e triste.

Estava viajando com a família e decidimos ir a um barzinho. Tudo estava muito bem até que eu resolvi me levantar e a cadeira veio junto com a minha bunda. :( Como foi constrangedor aquele momento, pois escutei ao fundo em meio a gargalhadas "Nossa, olha só aquilo!"

Que vergonha... :( Fiquei por dias com aquela voz na cabeça.. :´(


Eu tenho o quadril bem largo e com 120 Kg ele nunca encaixava nestas cadeiras. Lembro bem a dor que era passar o tempo sentadas nelas, chegava a ficar marcado de tanto que apertava.

Esta fase passou e sou muito grata a escolha que fiz e ainda continuo fazendo para ter uma vida mais saudável e longe da obesidade.

A Luta Continua!!!

OBRIGADA PELA VISITA!!!

Este Blog me faz muito bem e por isso ele existe com muito carinho!!!
e-mail: jujubelasblog@gmail.com
Instagram: http://instagram.com/juju_bela

quinta-feira, 22 de maio de 2014

Opinião não mudou

Olá a todos!

Nos últimos dias tenho escrito muito sobre a minha compulsão alimentar e recebi muitos comentários de pessoas que estão no mesmo barco que eu, que mesmo com o estomago reduzido se sentem fracos perante a comida e tem medo de engordar devido a esta dependência.

Dentre todos os comentários, recebi um, que por sinal acabei de ler, e resolvi escrever sobre ele. A pessoa lembra do vídeo que eu fiz, que está abaixo. 


A pessoa mencionou algumas frases que eu disse, foram elas: "é por conta do mal tratamento" "pq nao levam a serio" "e q tem casos que a pessoa não tem juízo"... 

Eu continuo concordando com estas afirmações, acredito que as pessoas que não levam a sério o tratamento pós cirúrgico podem engordar, não é regra, alias, não sou ninguém pra ditar regras, mas pela minha experiência e pelos comentários que recebo nos posts isso se torna bem claro. E mais, se uma pessoa que se sujeita a correr um risco de encarar uma cirurgia de risco, como é a Cirurgia Bariátrica, e não se esforçar para mudar os mais hábitos é no mínimo sem juízo.


Comentei as mesmas coisas, com palavras diferentes no último vídeo onde eu conto sobre a minha compulsão alimentar. A diferença é que antes eu não me definia como compulsiva, hoje, com muita terapia, me considero dependente da comida.

 

Portanto, cuide do que vc tem de mais precioso que é a vida. Dedique seu esforço para vc!!! Amor próprio é um passo muito importante para mudar os hábitos...

OBRIGADA PELA VISITA!!!

Este Blog me faz muito bem e por isso ele existe com muito carinho!!!
e-mail: jujubelasblog@gmail.com
Instagram: http://instagram.com/juju_bela

segunda-feira, 19 de maio de 2014

Fraqueza Perante a Comida

Olá a todos!

A pouco mais de um mês comecei a encarar esta dependência e me senti envergonhada, não queria ter esta fraqueza por algo que eu preciso para sobreviver, por algo que não da para ficar longe, pois em qualquer momento festivo tem boa comida.

Como ficar sem comer? Porque um viciado em crack não precisa do crack para o seu corpo se manter vivo, já o meu corpo precisa de comida para viver.

Isso não é neura e sim uma preocupação que obesos e ex obesos devem ter.

Eu sempre agradeço a Deus pela oportunidade de ter feito a Cirurgia Bariátrica, foi a melhor coisa que eu fiz por mim, mas eu preciso fazer mais, caso contrário eu vou entrar na estatística dos que engordam pós bariátrica. É horrível assumir, mas se eu não cuidar desta compulsão alimentar eu vou perder todo o sacrifício que eu fiz para emagrecer através desta cirurgia.

Por isso eu reafirmo, NÃO É NEURA, eu só quero seguir um caminho que eu sempre desejei quando decidi operar, e este caminho é a saúde.

Eu quero comer mais saudável, mas a minha dependência pela comida não me permite.

Por que?

Porque eu descobri que eu não como apenas quando estou triste, angustiada e me sentindo sozinha. Eu também como porque eu quero me dar um troféu: "A semana foi tão cansativa, eu mereço um sorvete". E se eu me desse este troféu apenas no fim de semana ainda vai, mas tem dias que eu me dou um chocolate a semana toda, e não é 1 bombom, são 2 ou 3.

E o que eu ganho com este "troféu"? A vitória de encher o meu cordo de açúcar é boa? A vitória de encher meu corpo de sódio é boa? E a vitória de encher meu corpo de farinha branca? Porque quando como demais não importa se o alimento é rico em açúcar, sódio ou trigo. O que tem na minha frente eu devoro.


Ando tentando analisar a vida, se estou passando por dias difíceis ou se já passei, depois ou antes de comer algo compulsivamente, isto é, algo que está fora da minha dieta por não ser saudável.

A resposta é, sempre que eu inicio as minhas comilanças tem um motivo. O mal é, não consigo parar. É realmente como um alcoólatra que toma o primeiro gole e se entrega à bebida.

Se eu paro quando o corpo grita? Não, porque eu fico surda quando estou neste momento. Eu posso receber tapas, facadas, chicotadas que nada vai me fazer parar de comer compulsivamente. Eu perco todos os sentidos, fico sega, surda, muda, sem tato e também sem paladar, porque eu não sinto o sabor.

Lembrei dos doces de amendoim em barra que eu comia na infância. Sabem o que eu fazia? Comia 5?Não, eu comia 10 doces de amendoim. Aquilo é puro açúcar. E eu não comia durante o dia todo, eu comia em menos de uma hora. Doce de amendoim é uma delícia, mas passou do primeiro aquilo é enjoativo e eu só parava porque tinha acabado, se tivessem 15 eu comeria 15. Se é ruim? Sim, é muito, mas eu perco o limite. Sinto que meu cérebro se desliga, que os sentidos não me incomodam, eles ficam insuficientes para eu parar de comer.

E as pizzas? Já cheguei a comer uma pizza inteira por várias vezes. Eu não rejeitava nem as bordas. Comia com as mãos, elas ficavam engorduradas como meu rosto, além do trigo que grudava na gordura. Mas eu só queria comer. Eu não pensava em motivos e consequências. Eu queria comer porque o sabor era bom. Quando eu olhava para o último pedaço já estava entupida, mas pensava "Vc aguenta mais um pedaço, não seja fraca, coma TUDO" e eu comia. Sentia dor, muita dor, também sentia culpada, fracassada, perdedora, ...

Esta é minha fraqueza, eu realmente perco os limites até hoje depois da Cirurgia Bariátrica. A diferença é que hoje eu compreendo isso, antes eu só achava que eu gostava de comer demais.

Se alguém for compulsivo alimentar como eu, saibam que a comida não resolve nenhum problema. Na verdade ela te traz mais problemas ainda, como obesidade, diabetes, hipertensão, colesterol e etc. Além da dor de comer demais.

Eu sei que este assunto está se repetindo, mas no meu ponto de vista ele volta cada vez mais maduro. E estou abordando ele porque eu maioria dos que me lê passam ou conhecem alguém que passa por isso.

Fiquem em Paz! E tenham Fé no seu tratamento!

OBRIGADA PELA VISITA!!!

Este Blog me faz muito bem e por isso ele existe com muito carinho!!!
e-mail: jujubelasblog@gmail.com
Instagram: http://instagram.com/juju_bela

segunda-feira, 12 de maio de 2014

Tentativa de Combater a Ansiedade

Olá a Todos!

Estou passando por dias de extrema ANSIEDADE, cheguei a escrever sobre isto no post Ansiedade e depois deste dia nada melhorou, na verdade piorou :( pois estava me dando crises de desespero na hora que eu ia deitar na cama, não queria dormir de jeito nenhum, só de olhar pra cama entrava em pânico.

Sei que muitos preferem dormir, mas eu não sou assim, nunca dormi muito, me satisfaço com 6 horas de sono e quando tenho algum problema a primeira coisa que pega é e o sono.


Na semana retrasada passei a tomar remédio, não encontrei outra solução, estava cansada e a cabeça não parava de pensar. DESESPERADOR. Para vcs terem uma ideia, com remédio tarja preta pra dormir eu só conseguia 6 horas de sono.

Enfim, fui me medicando e tentando controlar durante o dia, organizar tudo para que eu me acalmasse e tudo voltasse ao normal.

Para ajudar, na semana passada teve feriado e outro dia tive que faltar, então só malhei 2 vezes na semana.

Na LUTA para combater este mal.

OBRIGADA PELA VISITA!!!

Este Blog me faz muito bem e por isso ele existe com muito carinho!!!
e-mail: jujubelasblog@gmail.com
Instagram: http://instagram.com/juju_bela

quarta-feira, 7 de maio de 2014

Gordo é Engraçado! Será?

Olá a Todos!!!

De uns tempos pra cá passei a me considerar mais séria, talvez mais madura, ou não..

Será que eu realmente amadureci em tão pouco tempo, ou eu estou deixando de lado certas atitudes?

Antes eu queria chamar a atenção, falar mais alto e contar as melhores piadas. Enfim, queria ser engraçada a todo custo, queria ser reconhecida como uma pessoa descolada e divertida. Mas eu não era feliz, já que durante este período eu tive muitas crises de depressão e desamor a vida.

Acredito que estas características vieram da minha infância. Eu era uma criança delicada e introspectiva, porém com alta deficiência visual, e o meu Fundo de Garrafa, como chamavam, era o meu maior rival.


Me taxavam como lerda, pura ignorância de crianças que não sabiam o quanto era difícil enxergar através de um óculos bifocal (na época não tinha o multifocal que eu uso hoje). É tão difícil que adultos não conseguem se adaptar com este tipo de lente. Então eu sempre caia, levava bolada na cara, e por ai vai..

Lembro que nas rodas de amigos na hora do lanche, eu nunca podia participar. Só de lembrar eu choro, pois sofria com a sensação de não ser bem vinda, mas acredito que era pelos óculos, por eu ser uma criança diferente dos padrões. Para vcs terem uma ideia do quanto eu era excluída, lembro de dias que eu ia comer meu lanche dentro do banheiro, sentada no vaso sanitário, pois tinha MUITA VERGONHA de não ter amigos para lanchar no recreio. Eu comia no banheiro e passava o tempo, a angustia e voltava para a sala de aula.

Acho que a partir da minha infância eu aprendi a usar a comida como válvula de escape para passar o tempo e eu não sofrer tanto com coisas que não poderia resolver.

E então eu cresci, passei a descobrir formas de ser mais engraçadinha e piadista. Aos poucos a característica introspectiva foi ficando de lado e eu mais notada, tudo para desviar quem eu realmente era.

Fiz uma cirurgia para acertar meu estrabismo, passei a usar lentes de contato, mas a falta de amor próprio continuava e botei na minha cabeça que eu estava gorda e então veio o Efeito Sanfona até que cheguei na Obesidade Mórbida.


Enfim, continuei utilizando a mesma técnica para desviar as atenções da obesidade e ela foi se aperfeiçoando cada vez mais. Excelentes gracejos e um senso de humor impar. As pessoas querias ficar perto de mim pq eu era divertida, alegre, farrista e tal.

Mas EU NUNCA QUIS SER ASSIM... Sinto saudades da Juliana doce da infância, mas a falta de amor próprio me tornou assim.

Contei esta história pq queria chegar no seguinte ponto. Estou me desligando de duas coisas que me incomodavam muito, na verdade eles continuam comigo, mas passei a aceitar e deixar que tudo se torne motivo para me deixar insegura a ponto de impedir que eu viva bons momentos.

Continuo enxergando muito mal a ponto de ter a posição certa do shampoo e do condicionador, pq senão eu erro o processo, rs.. Mas eu aceito tanto que uso o óculos mais indiscreto do mundo.. 8) #AMO.. O meu peso é o mesmo de quando eu decidi pela primeira vez que precisava fazer dieta, a diferença é que o corpo está bem mais flácido, porém muito mais seguro e sensual, digno de me vestir e só receber elogios, já que bom gosto é da minha natureza..

Enfim, quem nunca ouviu falar que TODO GORDO É ENGRAÇADO... Será que é senso de humor? Ou será que não pq uma tentativa de desviar as atenções?


Ah, e sem esquecer daqueles comentários FULANO EMAGRECEU E FICOU SEM ALEGRIA.. Talvez não seja a falta de comida que tira o humor (como muitos acreditam) e sim a falta de peso que tira a necessidade de ser bobo da corte da sociedade.

OBRIGADA PELA VISITA!!!

Este Blog me faz muito bem e por isso ele existe com muito carinho!!!
e-mail: jujubelasblog@gmail.com
Instagram: http://instagram.com/juju_bela

segunda-feira, 5 de maio de 2014

Acompanhamento Nutricional pós Bariátrica

Olá a todos!

Hoje temos a participação super especial de um nutricionista aqui no Blog :D

O nome dele é Gabriel Cairo Nunes, Nutricionista Pós Graduado em Esportes e Clínica pela UNESP, Pós Graduado em Cirurgia Bariátrica pela FAMERP, Pós Graduado em Nutrição Clínica ela FMUSP, Pós Graduado em Transtorno Alimentar pela USP, Pós Graduado em Emagrecimento pela UGF, Membro da ABESO, Membro da SBCBM, Membro da IFSO. Um excelente currículo que se propôs a colaborar conosco através seu conhecimento.

Ele tbm tem um Blog MUITO BOM que tem várias matérias voltado para Cirurgia Bariátrica e Nutrição. Vale a pena conferir!!! http://gabrielcaironunes.blogspot.com.br/

E para iniciar, sugeri um post sobre a importância do acompanhamento nutricional para um paciente gastroplastizado. CONFIRA!!!

A cirurgia bariátrica demanda um acompanhamento nutricional diferenciado. Isso por que ela “deixa” um novo estomago bem diminuído e ainda encurta o “trecho” de absorção de nutrientes, por isso os sintomas são variados.
Naturalmente nosso maior objetivo é proporcionar seu emagrecimento rápido, mas temos que respeitar sua fisiologia gástrica com o novo estomago reduzido.

A idéia é fazer você se acostumar a ingerir a quantidade e a consistência ideal de cada alimento, buscando a saciedade (satisfação), sem prejuízo nutricional ( desnutrição). Com isso você não voltara a comer em grandes quantidades, porem para que esse trabalho seja realizado com sucesso, ha a necessidade de consultas frequentes no inicio e ao longo do tempo essas visitas serão menos frequentes ( 2 ate 4 vezes por ano). 



Os estudos científicos mostram que a cirurgia bariátrica com o acompanhamento nutricional causa em média perda de peso 50% ou mais do seu peso total apos 2 anos da realização da técnica. 

Vários de nossos pacientes conseguiram perder o peso total que queriam, pois aceitaram e mantiveram o foco do tratamento, mas o melhor ainda esta por vir, muitos pacientes além de conseguirem a perda de peso, também se livraram das famosas morbidades ( doenças que a perda de peso ajuda a tratá-las) como diabetes, pressão alta, colesterol elevado, doenças ortopédicas, apneia do sono, depressão entre outras..

Com os mal resultados em perder ou manter o peso perdido, tem aumentado o número de pessoas que procuram as cirurgias para emagrecimento. Visando resolver o seu problema com o excesso de peso, a grande maioria dos pacientes diminuem a frequência das visitas com o nutricionista ao longo do tempo. 

Varias pesquisas mostram que os pacientes, não retornam com o nutricionista apos 2 anos da realização da cirurgia bariátrica. Porém, deve-se lembrar que a técnica cirúrgica promove uma mudança física( diminuindo o volume do reservatório = estomago e a absorção = intestino ), ou seja, não promovendo uma reeducação alimentar e mudanças comportamentais.  

A cirurgia bariátrica trata o efeito e não a causa do excesso de peso. 

Há pessoas que enxergam na cirurgia o “milagre” que esperaram a vida toda, sendo importante o acompanhamento nutricional no sentido de identificar erros alimentares e carências nutricionais ( que são previsíveis e facilmente prevenivel). 

Os erros alimentares devem ser trabalhados no sentido de conscientizar o paciente quanto à importância de mudança nos hábitos alimentares e de fornecer nutrientes para manter as funções básicas do organismo.

E muito comum pacientes retornarem no consultório apos anos sem contatos, com deficiências serias. O problema que as deficiências nutricionais não “ doem” o corpo se adapta. E com isso o paciente nao segue o orientado. 

As complicações nutricionais mais encontradas são:
- queda de cabelo, unhas fracas, pele seca e rugosa….
- Anemia, deficiência de vit do complexo B, D e cálcio.
- Diarreias ou constipação intestinal
- Intolerância alimentar

Para que você seja um paciente com boa perda de peso com melhora ou remissão das comorbidades e não apresente desnutrição é preciso manter o foco e não faltar nas consultas por toda a vida, se é esse seu objetivo, podemos ajudá-lo.

Muito obrigada pela colaboração Dr Gabriel!!! Fiquei muito feliz com a participação das suas ricas palavras. 

OBRIGADA PELA VISITA!!!

Este Blog me faz muito bem e por isso ele existe com muito carinho!!!
e-mail: jujubelasblog@gmail.com
Instagram: http://instagram.com/juju_bela