quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Mitos da Bariátrica

Olá a todos!!!

Sempre tem um leigo no assunto que faz aquele comentário absurdo. Eu já ouvi alguns e uma leitora fez um comentá´rio no post passado que me veio a ideia de fazer um post desmistificando a Bariátrica.

Vou registrar o que eu já ouvi e se alguém tiver algum, por favor, divida!!! o/\o


Lembro quando comecei com o grupo e uma senhora que participava fez o seguinte comentário quando a nutricionista falava da importância da carne na alimentação pós bariátrica: "Mas pode comer carne? Eu achava que só bebia copinhos de 50ml pro resto da vida"... Pode ser maldade, mas eu ria por dentro. Como uma pessoa em sã consciência escolhe operar para não comer nada? Porque ela estava no grupo para operar. Eu sai pensando: "Será que ela dormia tranquila com o fato de fazer uma cirurgia e nunca mais comer?"

Outra vez foi um ortopedista, que por sinal tem a bandeira do Corinthians no consultório, ele disse quando mencionei querer operar pois não conseguia emagrecer e tratar a lombalgia, ele disse: "Não faça isso, pessoas gastroplastizadas sofrem com gazes a ponto de não conseguir viver socialmente"... Eu tenho certeza que fiquei olhando pra ele com cara de "CUMA?!" Como um médico diz isso? 1, soltar uma bufas é normal e 2, pode até eliminar mais gazes, o que no meu ponto de vista é até saudável, mas não a ponto de não conseguir conviver socialmente. Obs: Ele não resolveu minha lombalgia, tomei uns remédios que me deixaram mais doidonas que usuários de cristal azul. rs

Uma amiga me perguntou dias antes de eu operar: "Nossa Ju, mas como funciona esta cirurgia? Vc já sai magra do hospital?" Essa em tenho CERTEZA que a maioria já escutou hahaha as pessoas acham que é como mágica, que não exige esforços e mudanças.

Ahhhhh... Não posso esquecer... Quando fui fazer endoscopia o médico perguntou o pq estava fazendo o exame e então respondi, ele disse: "Mas pq vc não tenta emagrecer? Nem está tão gorda assim. Qual a sua altura e peso? Conheço uma senhora que fez, tinha a sua altura, mas pesava 160 Kg" Eu já estava ficando lelé com a anestesia, juntei com minha delicadeza de mamute e respondi: "Meu IMC é de 42, sou obesa mórbida, e se eu conseguisse emagrecer com ctza não estaria aqui, mas tento a 15 anos e nada de sucesso. Infelizmente sou uma perdedora que preferiu prevenir antes de chegar aos 160 Kg." Ele mudou o assunto e começou o exame kkkkkkk...

Tem vários outros, mas vai ficar muito longo se eu continuar...

Enfim, não culpo ninguém por não saber sobre o assunto, acho que os que realmente devem manjar são os que vão ou já estão operados e os profissionais que trabalham na área... Tá, os médicos... Enfim, talvez eu não culpo os médicos, pois não é a especialidade deles (mas ainda não decidi hehe)...

Se vcs tiverem histórias dos achismos, por favor compartilhe...

OBRIGADA PELA VISITA!!!

Este Blog me faz muito bem e por isso ele existe com muito carinho!!!
e-mail: jujubelasblog@gmail.com
Instagram: http://instagram.com/juju_bela

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Dividir experiências é...

Olá a Todos!!!

Criticas são sempre bem vindas para a melhor compreensão do que acontece conosco pré e pós Cirurgia Bariátrica e é por isso que cada vez mais existem grupos no facebook, blogs, vlogs e etc. Dividir experiências é fundamental no mundo bariátrico, assim conseguimos lidar com as novas situações e sabemos agir corretamente.

A pouco mais de 1 mês recebi um comentário em um grupo no facebook chamado Bypass Gastrico Portugal e achei muito pertinente fazer um post especial pra ele, conversei com o autor da crítica e ele me liberou. O comentário foi o seguinte:


Este comentário refere-se ao post Arrependimento da Bariátrica?! e como vcs podem observar, o Paulo teve reações completamente diferente das minhas, mas nos comentários do post algumas pessoas se sentiram semelhanças. 

Portanto, gostaria de reafirmar que o Blog registra a história da Juliana Antunes, e ele serve como apoio aos que desejam ler, mas não significa que 100% dos pacientes gastroplastizados reagem da mesma forma. Não é porque uma pessoa tem crises constantes de dumping que vc vai ter, ou que fulano perdeu 25Kg no primeiro mês que vc obrigatoriamente deverá perder.

E mais, ler sobre o universo da Cirurgia Bariátrica é fundamental, tanto antes quanto depois de operar, porque nos ajuda a lidar com as mudanças e saber que atitude tomar quando, por exemplo, passa pelo Platô. 

Pensem nisso!!! REALMENTE, ninguém é igual a ninguém...

OBRIGADA PELA VISITA!!!

Este Blog me faz muito bem e por isso ele existe com muito carinho!!!
e-mail: jujubelasblog@gmail.com
Instagram: http://instagram.com/juju_bela

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Caminhada: da Obesidade Mórbida ao Sobrepeso

Olá a todos!!!

A caminhada/corrida esta se desenrolando bem :) 

Pra quem não sabe, uns 5 meses antes da cirurgia eu comecei a caminhar e foi o período que mais senti satisfação em fazer uma atividade física, mesmo pesando 118 Kg eu estava animada, pois comecei de uma forma diferente de todas as outras vezes que tentei me exercitar. 

Fiquei no pique por uns 4 meses e pouco antes da cirurgia desanimei, muitas mudanças estavam ocorrendo a ponto de eu me punir e tirar um grande prazer que tinha :( Enfim, fiz a cirurgia e não consegui retornar as atividades, tentei voltar pra caminhada, tentei academia e nada :´( No meio do ano entrei pra Engenharia de Produção, ai já era, adeus atividade física. Mas agora, nem que seja pra eu dormir 5 horas por dia eu vou CORRER, porque hoje consigo CORRER.

Vcs não imaginam, mas todo o prazer de caminhar que eu tinha antes de operar eu estou tendo novamente. E pra quem esta começando agora, as vezes demora pra sentir a tal endorfina, mas quando o corpo sente é um prazer danado de gostoso. Vale a pena esperar a endorfina chegar!!!


Prazeres a parte, a minha amiga Ivete Almeida <3 perguntou sobre a diferença de antes, com 118 Kg e hoje, com 80 Kg. Achei a pergunta bastante pertinente e resolvi dividir a resposta com vcs :)

Eu não estava numa fase tão sedentária quando comecei a caminhar com 118 Kg, antes estava fazendo Tai Chi Chuan, que por sinal sinto muita falta, mas parei, pois senti que não evoluía por consequencia do peso. Depois de 2 meses eu comecei a caminhada e sentia muita dificuldade em aumentar a velocidade, lembro que queria fazer 7 Km em 1 hora e não conseguia. Já hoje, passei por um período bem maior de sedentarismo, mas voltei CORRENDO partes do percurso, na verdade, intercalei entre caminhada e corrida.

Diferente de antes, hoje as "engrenagens" do meu corpo respondem mais rápido, mas não ainda não tenho condicionamento físico pra correr durante todo o percurso. Para que vcs entendam melhor, antes comecei com 1,23 Km em 20 minutos e 37 segundos, já nesta segunda-feira fiz 3,32 Km em 31 minutos e 11 segundos. #Caramba!!! Antes praticamente caminhei 1 Km em 20 minutos, hoje estou praticamente 1 Km para 10 minutos de corrida e caminhada intercalada.

Resumo da ópera, sim, há muita diferença entre praticar atividade física entre a obesa mórbida e o sobrepeso. Com certeza hoje a facilidade é maior, mas não é impossível caminhar com obesidade mórbida (desde que não tenha nenhuma impedimento físico), pois eu cheguei a caminhar 7 Km com 118 Kg, basta ter determinação e paciência para começar do Zero.


Espero que vcs tbm se animem e que eu continue animada.

Beijocas!!! Vamo que Vamo!!!

OBRIGADA PELA VISITA!!!

Este Blog me faz muito bem e por isso ele existe com muito carinho!!!
e-mail: jujubelasblog@gmail.com
Instagram: http://instagram.com/juju_bela

segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Hoje eu corri \o/

Olá a todos!!!

Não é fácil incluir atividade física na rotina da vida, mas nunca é tarde pra começar ou retornar...

Já tem um tempo que estou com vontade de retornar a caminhada e hoje acordei no pique total!!! =D Então, as 5:30 da manha eu estava saindo de casa com o Runtastic ativado para registrar minha evolução...

Para a minha felicidade eu consegui correr boa parte do percurso!!! \o/


Já fiz outros posts contando como consegui começar a caminhar sem me desgastar antes de operar... O fundamental é começar devagar...

Vamos conversar mais sobre isso!!!

OBRIGADA PELA VISITA!!!

Este Blog me faz muito bem e por isso ele existe com muito carinho!!!
e-mail: jujubelasblog@gmail.com
Instagram: http://instagram.com/juju_bela

quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Lembranças do Nata 2012 e 2013

Olá a todos!!!

Então passou as festas de fim de ano... Que maravilha!!!

Comparei muito os Natais 2012 e 2013, na verdade refleti muito neste deste os dias de festa até hoje e percebi o quanto tudo mudou.

Em 2012 estava angustiada com a obesidade, com o preconceito, com a dificuldade de acordar todos os dias, com o medo das mudanças que estariam por vir e entre outras coisas. Já neste Natal foi tão leve, comi o necessário, comprei um vestido pela metade do preço da roupa que usei em 2012 e foi o qual eu gostei e não o que serviu, não senti vergonha de sair em público, pois mesmo estando em família tinha vergonha de mim, enfim, o sorriso foi de alegria e não forçado.

Segue foto que muitos já viram comparando os dois Natais. =) Mas antes quero deixar uma mensagem para as pessoas que tem medo das mudanças que podem ocorrer pós Bariátrica... ENFRENTE TUDO DE CABEÇA ERGUIDA, NÃO TENHA MEDO, POIS VOCÊ É FORTE E VAI VENCER TUDO COM MUITA DIGNIDADE.


OBRIGADA PELA VISITA!!!

Este Blog me faz muito bem e por isso ele existe com muito carinho!!!
e-mail: jujubelasblog@gmail.com
Instagram: http://instagram.com/juju_bela