quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Parte da Retrospectiva 2013

Olá a Todos!!!

O ano está acabando e aos poucos estou fazendo uma retrospectiva dele. Os registros do Blog estão me ajudando muito e, sinceramente, chego a chorar em alguns momentos, principalmente quando assisto meus vídeos e vejo o quanto mudei fisicamente, o quanto sofria quando era obesa, o quanto eu tentava driblar todo mal que eu passava, ... Nossa, eu fico relembrando tudo e penso "realmente sou uma guerreira". E mais, na minha opinião, todo obeso é guerreiro, pois não é fácil viver cheio de problemas de saúde, numa sociedade preconceituosa que não faz o mínimo pra te ajudar, apenas criticar...


Esses dias vi no facebook a foto de uma moça acima do peso na praia com uma frase que eu não me lembro ao certo qual era, só lembro que a mensagem nas entrelinhas era "só bebendo pra pegar a gorda"... Neste dia eu preferi sair e não entrar em atrito com quem colocou kkkkkkkk pra isso..

(PALAVRÃO) se o obeso não sente vontade de ir pra praia porque está acima do peso, as pessoas dizem que não é assim que funciona as coisas e bla bla bla, mas se ele vai e fica numa boa, fazem piadas... Ahhhh (PALAVRÃO, PALAVRÃO, ...)...

Por essas e outras que eu não me sentia bem sendo gorda... Eu amava comer, nunca neguei esta paixão, mas preferi deixar um prazer de lado porque o fardo de ser obesa numa sociedade hipócrita não é nada simples. E isso acontece só com os obesos, o negro quer ser branco, a sem peito quer ter peito, o pau pequeno quer ter pau grande, o baixinho quer ser alto, o careca quer ter cabelo, o narigudo quer ter nariz pequeno...

Será que a gente é só o que se vê?!

Eu me incomodo profundamente com o preconceito, mas me incomodo mais com o fato das pessoas deixarem de se amar, de viver dias bacanas... Vermes nada perfeitas apontam defeitos dos outros... Lamentável...

Infelizmente, eu, como muitas pessoas, destruí boa parte da minha vida por brigar com a balança para ser "aceita", deixei de viver grandes momentos porque meu manequim nunca foi 38, sendo que tenho qualidades muito alem do meu peso.

Pensem nisso!!!

OBRIGADA PELA VISITA!!!

Este Blog me faz muito bem e por isso ele existe com muito carinho!!!
e-mail: jujubelasblog@gmail.com
Instagram: http://instagram.com/juju_bela

segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Efeito Platô pós Bariátrica

Olá a todos!!!

Sim, é desesperador passar pelo Efeito Platô. Mas o que fazer?!

Basicamente, fazemos tudo certinho na dieta e nos exercícios, mas a balança não baixa. É um período onde ficamos nos questionando ... "onde estou errando" "será que estou comendo demais" "talvez preciso fazer mais exercícios" ... Mas, isso é mais comum do que imaginamos.

Existem muitas explicações para este mal e nem vou tentar explicar as causas, mas quero falar sobre a minha experiência com ele.


Inicialmente, não tento me desesperar, por que isso só prejudica a minha ansiedade, fico deprimida e por ai vai. Também procuro não ligar pra balança uma semana antes de menstruar, pois sempre retive muito liquido nesta época, já cheguei a engordar 2,5 Kg e depois que passa este período tudo volta ao normal.

Em seguida, procuro mudar a alimentação. Por exemplo, entre o café da manhã e o almoço eu sempre como um iogurte, então troco por uma fruta, ou se eu estou comendo fruta troco por uma fatia de queijo branco. Vou movimentando os alimentos pra lá e pra cá e isso é até legal pra não enjoar da dieta.

Vocês sabem da minha dificuldade em beber água depois de operar, mas me esforço para beber pelo menos 1,5 l por dia. Eu sinto que ajuda a sair todas as porcarias do meu corpo, rs.

Não estou com tempo para me exercitar, e acho que a minha perda de peso está lenta por conta disso. Mas aos que se exercitam, é legal mudar os horários ou os exercícios.

Enfim, existem várias formas para driblar este mal, o ideal é conversar com o nutricionista e/ou com o instrutor que te acompanha. E por experiência própria de quem já passou por várias fases de platô depois de operar, do nada ele vai embora e voltamos a perder peso de forma significativa. ;)

E para finalizar, se estão comendo direitinho, não achem que estão comendo demais. Comparem (com muita honestidade) o que você comia antes da Bariátrica e depois. E lembrando que quantidade não é sinônimo de comer demais, exemplo, 300g de Leite Condensado em tamanho é bem menor que 300g de um prato com saladas, carne, arroz e feijão, porém a caloria do Leite Condensado é bem maior.

Enfim, comam saudável!!! E sem neuras!!!

OBRIGADA PELA VISITA!!!

Este Blog me faz muito bem e por isso ele existe com muito carinho!!!
e-mail: jujubelasblog@gmail.com
Instagram: http://instagram.com/juju_bela

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Arrependimento da Bariátrica?!

Olá a todos!!!

Sim, em alguns momentos me sinto arrependida e lembro da primeira vez como se fosse hoje.

Logo quando sai do centro cirúrgico e fui pra UTI eu sentia tanta dor que pensei: "O que eu fiz da minha vida" "Se eu me esforçasse mais eu conseguia emagrecer" "Não estava tão gorda assim" "Que medo, eu não vou conseguir". Mas fui medicada, dormi a tarde toda, e quando acordei com as visitas e as dores estavam mais aliviadas eu deixei estes pensamentos de lado e fiquei muito feliz, pois uma nova fase estava começando naquele momento. Tinha plena consciência que não resolveria todos os meus problemas (e hoje entendo que adquiri vários depois de operar), mas a munha qualidade de vida ficaria bem melhor.

Passei pelas dietas liquida e pastosa e não me lembro de sensações  de arrependimento, a felicidade era maior. Já nos dias de hoje tenho alguns momentos que me sinto arrependida, mas são mínimos ao comparar com a satisfação dos resultados.

Fazer Cirurgia Bariátrica é o mesmo que renascer, uma Vida Nova, e temos que testar cada alimento e quando uma comida faz mal eu sinto um arrependimento danado e penso: "Vou sentir isso pro resto da minha vida", ai o mal estar passa e tudo fica bem.

Quero ressaltar que quase nunca isso acontece, mas acontece. Na verdade a alegria de comer pouco e saudável é infinitamente maior que o arrependimento, mas ele existe e por isso eu sempre digo: "quer fazer a cirurgia, faça, mas leia muito, busque experiências de quem já operou e veja se realmente é isso que você quer pra sua vida."


Um exemplo do que me faz muito mal é o fato de não conseguir comer massa, em especial pizza que eu sempre gostei. Passo MUITO mal e isso me frustra bastante, mas foi a escolha que fiz pra minha vida e tenho que aceitar e criar estratégias para conviver com isso como a "pizza bariátrica" que faço rs e me ajuda bastante.

É assim.. Sei que muitos adoram postagens de fotos e tal, mas mostrar que é bom, mas não é um mar de rosas é fundamental no meu porto de vista.

 OBRIGADA PELA VISITA!!!

Este Blog me faz muito bem e por isso ele existe com muito carinho!!!
e-mail: jujubelasblog@gmail.com
Instagram: http://instagram.com/juju_bela

quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Comer a cada 2 horas pós Bariátrica

Olá a todos!!!

Comer a cada 2 ou 3 horas. Ta ai, antes da minha gastroplastia eu nunca consegui adquirir este hábito por mais de 2 meses, mesmo acreditando que reeducação alimentar nesta linha é a melhor escolha.


Em meio a tantas anfetaminas que tomei, eu tentava emagrecer de forma correta e procurava um nutricionista. Que eu me lembro, passei por 8 diferentes profissionais da área desde meus 15 anos. E independente dos alimentos, a regra era comer a cada 2 ou 3 horas.

No começo era lindo, pedia peso e recebia elogios, mas sou ansiosa e sistemática demais. Chegava num ponto que as coisas não ficavam críticas, comia um pouco a mais do permitido, um alimento muito calórico (que sempre gostei) e então eu simplesmente chutava o balde e desistia do tratamento.

Se isso é atitude de pessoas fracas eu não sei, porque eu não me considero perdedora só por não conseguir manter uma alimentação saudável, já que passei com muita virtude por fases bem complicadas na vida.

Eu sempre gostei de comer e até hoje eu gosto, a cirurgia não tirou esta paixão de mim. Porém, hoje a proporção é menor.

Vou em churrascarias, lanchonetes, barzinhos, ... Mas não como a mesma quantia de um prato de 600g de comida sem salada e com sobremesa, passou para 250g com salada e sem sobremesa.

Além da quantia, criei o hábito de comer a cada 2 horas e isso vem desde a dieta líquida. Como amo ficar com o celular do meu lado, passei a usar ele como aliado. Na dieta liquida ele despertava a cada 20 minutos. e hoje a cada 2 horas. E o impressionante é, quando vem chegando a hora eu já sinto a necessidade de comer, antes do celular despertar, e fico doida quando não posso comer (um mal humor danado rs).

Enfim, diferente de antes, hoje eu não consigo largar este hábito que tenho muito orgulho de dizer que adquiri. =D Procuro sempre comer coisas saudáveis, como frutas, iogurtes, sucos, barras de cereal, ...

É realmente uma Vida Nova!!!

 OBRIGADA PELA VISITA!!!

Este Blog me faz muito bem e por isso ele existe com muito carinho!!!
e-mail: jujubelasblog@gmail.com
Instagram: http://instagram.com/juju_bela

Auto Estima pós Bariátrica

Olá a Todos!!!

Lógico que fiz a cirurgia por saúde, mesmo porque um obeso corre risco de ter várias doenças que levam ao óbito, mas além destas doenças tem várias conseqüências psicológicas que interferem no dia a dia de uma pessoa acima do peso, como preconceito, falta de roupa, lugares que não comportam a bunda de um goro e entre outras coisas que dificultam a vida do obeso. E estas coisas desenvolvem mais a vontade de emagrecer, fazer dieta e cirurgia bariátrica.

Eu sempre disse que queria emagrecer porque sentia que meu corpo estava doente, não tinha comorbidades, mas sentia que em alguns meses, ou poucos anos eu teria. Além disso sempre mencionei a vontade de curar a minha saúde mental, POIS NÃO ME SENTIA BEM SENDO OBESA MÓRBIDA.

Hoje tenho 80 Kg e realmente muita coisa mudou, pois no passado, quando passei pela casa dos 80 eu fiquei muito decepcionada comigo, imagine quando passei na casa dos 90, 100, 110. Mas hoje sou a pessoa mais feliz do universo pesando 80 Kg, me sinto linda e tenho total vontade de me arrumar.


Maaaassss... Quando eu passei pela casa dos 80 e fiquei decepcionada meu corpo não era como está hoje. A minha barriga está cheia de estrias, e adquiri depois que passei pela casa dos 100, o meu braço sempre foi gordo e agora tem uma pelanca que as vezes olho e penso: "isso é uma marca que quero deixar aqui para lembrar uma fase muito complicada que passei", mas as vezes eu sinto muita vontade de fazer uma plastica e arrancar isso do meu corpo.

Então, não ache que a cirurgia vai deixar seu corpo escultural, porque gordura sai, mas pele, dependendo da quantia de gordura que ela guarda, fica difícil de voltar. Você pode malhar, e isso ajuda muito, definir os músculos, mas pele é pele, músculo é músculo.

Lembro que no grupo pré cirurgia a psicóloga sempre mencionou isto e hoje entendo que é realidade, porque não sabemos como nosso corpo vai ficar depois de eliminar 40, 50, 60, ..., 100 Kg. Com certeza ela sempre levantava esta questão porque é um mal que assombra muitos ex obesos.

O interessante disso tudo é que mesmo com a flacidez, hoje me sinto digna de colocar um biquíni e curtir uma praia sem vergonha alguma, diferente de antes que era uma tortura só de pensar na possibilidade de ter que sair em público com 80 Kg e uma calça 44.

A verdade é, dentre tantas mudanças, hoje valorizo a qualidade de vida que um dia deixei de ter e não o corpo que tenho, porque isso é o mínimo perto da vida magnifica que tenho. Corpo escultural eu deixo para as moças que ganham a vida com isso, elas sim tem que se preocupar com isso, já eu tenho outras preocupações.

PENSE NISSO!!!

Beijos no s2 de todos!!!

OBRIGADA PELA VISITA!!!

Este Blog me faz muito bem e por isso ele existe com muito carinho!!!
e-mail: jujubelasblog@gmail.com
Instagram: http://instagram.com/juju_bela

segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Bariátrica: a importância dos profissionais

Olá a todos!!!

Vejo muitas pessoas despreocupadas com o tratamento pré e pós Cirurgia Bariátrica e por isso resolvi fazer um post para dar o meu ponto de vista sobre o tratamento.


Antes de operar eu li muito a respeito e em nenhum momento questionei algum profissional que estuda a anos sobre a Gastroplastia e o Gastroplastizado. A primeira vez que ouvi sobre Cirurgia Bariátrica foi a uns 15 anos atras, naquela época entendi que a pessoa ficava sem estômago, só comia a quantia de um copinho de café e emagrecia. Achei estranho, sei lá... Mas, nesta época, as primeiras pessoas que eu conheci foram operadas pelo meu cirurgião, Dr Roberto K. Kikko. Então, se ele vive neste mundo a mais ou menos 15 anos e isso quer dizer que ele entende bem do assinto, diferente da Juju que foi entender melhor quando sua irmã operou em 2011.

Acho que este ponto de vista já vale para entender bem como eu sou e como eu levo meu tratamento. Sou uma pessoa que acredita muito nas minhas verdades, porém respeita os mais velhos e os que estudaram mais que eu sobre um determinado assunto.

O meu tratamento não é perfeito, tenho muito que aprender para chegar onde eu quero, mas eu reconheço que erro e tento mudar. Porém, hoje eu entendo que a Cirurgia Bariátrica é realmente uma Vida Nova, temos que aprender a lidar com MUITAS mudanças e mudar a rotina dói demais, principalmente "a força". É como num jogo onde tem duas opções, ou você acerta ou você erra, e para conseguir o acerto você corre o risco de errar muitas vezes.

Um exemplo para os que não são operados me entender é o seguinte: sabe quando você esta fazendo sua dieta a algum tempo e acorda de saco cheio querendo comer? Então, isso não existe mais, pois você acorda com esta vontade, mas se comer o que e quanto você quer a certeza é certa que vai passar mal, vai sentir dor, ânsia, vômito, dumping, e etc.

Eu não quero desanimar ninguém, mesmo porque eu sabia de tudo isso e mesmo assim optei pela cirurgia. Na verdade eu quero alertar as pessoas que estas situações existem sim, portanto vale a pena ser acompanhada por bons profissionais, pois eles vão dar um suporte nos momentos mais difíceis. E para os que ainda vão operar este amparo também é fundamental, pois os profissionais vão alertar sobre estes efeitos colaterais e te fazer entender se é isso que você realmente quer para a sua vida.

Está ai meu ponto de vista!

Beijos e Sucesso para todos nós!

OBRIGADA PELA VISITA!!!

Este Blog me faz muito bem e por isso ele existe com muito carinho!!!
e-mail: jujubelasblog@gmail.com
Instagram: http://instagram.com/juju_bela