terça-feira, 8 de outubro de 2013

Preconceito

Olá a todos!!!

Este é um assunto que eu sempre quis abordar no Blog, mas nunca tive inspiração para descrever tamanha dor do preconceito.

Ontem, 08/10/2013, a novela Amor a Vida abordou o assunto preconceito contra o gordo, e depois da cena decidi desabafar.

Quando assisti o episódio passou um filme na minha cabeça, principalmente quando a Persefone (Fabiana Karla) começa a chorar após ser ofendida pela Leila (Fernanda Machado), pois eu já passei por algo do tipo e não foi nada fácil. Na hora eu gritei, mas quando fiquei sozinha chorei muito e a partir daquele dia desestruturei boa parte da minha vida.


Muitos críticos dizem que foi um exagero do autor Walcyr Carrasco e eu descordo.

No meu ponto de vista aquela cena foi apenas para alertar que isso existe, algumas vezes com menos intensidade, outras com mais, mas independente do grau, isso acontece com muita frequência.

Se não acontecesse, este episódio não teria ocorrido, por exemplo.


Muitas vezes não precisa de palavras para sentir que você não é bem vindo, apenas um olhar, uma ação diz tudo. E eu posso dizer com total certeza que isso machuca e as sequelas ficam pro resto da vida. Porque você pode estar num lugar onde cem pessoas te tratam bem, se uma pessoa te trata mal isso vai te deixar extremamente angustiado, pois ninguém vive para não ser bem vindo.

E o que mais me frustra é saber que este tipo de preconceito acontece, em muitos casos, entre os próprios familiares, pois estes tem a liberdade de ofender com palavras. E eu sei que isso acontece porque depois que comecei o Blog recebi e-mail de histórias bastante dolorosas e injustas.

Eu, por exemplo, era uma criança extremamente magra e jamais imaginei naquela época que eu chegaria aos 118 Kg. Portanto,  você que se sente no direito de diminuir uma pessoa acima do peso só porque ela esta fora do padrão que você acha que é o correto. Saiba que um dia você pode engordar, pois todos estão sujeitos a isso.

E mais, se isso realmente não acontecesse ninguém optaria pela Cirurgia Bariátrica, correria riscos de morte e deixaria de lado um dos maiores prazeres da vida que é comer.

Obrigada a todos que chegaram até o final deste texto!!!
OBRIGADA PELA VISITA!!!

Este Blog me faz muito bem e por isso ele existe com muito carinho!!!
e-mail: jujubelasblog@gmail.com
Instagram: http://instagram.com/juju_bela

8 comentários:

  1. Eu não assisto a novela, mas tenho visto comentários no face... outro dia um aluno fez um barulho com a boca como se eu estivesse explodindo, fazendo uma alusão à dona redonda... sabia q era pe assisti Saramandaia quando era criança... eu era uma criança magra, mas minha mãe não. Sofri bullying de alunos, marido (ex), amigas, namorados... até o olhar das pessoas hj me incomoda... e muito.... estar fora dos padrões não é nada fácil.... Parabéns, ótimo post! beijo no seu coração!
    Obs: Saber por onde anda o Isac Aires? Não encontro mais nada dele! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Flor do meu jardim encantado.. Infelizmente isso acontece.. Muito triste :(
      Bjs

      Excluir
  2. Pois é, as vezes nem precisa de palavras. Hoje, no ônibus, eu me senti muito mal. Fui sentar ao lado de uma pessoa que ficou irritada comigo, bufando e passando a mão no rosto toda hora, e tentando chegar o máximo para o canto. Fico muito triste. Sei que deve ser desconfortável sentar ao meu lado, mas algumas pessoas agem como se o gordo tivesse uma doença contagiosa.

    Falando em Isac também não encontro mais nada dele. Alguém sabe o que aconteceu?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carol.. Esta pessoa pode um dia ser gorda.. Só isso que eu digo..
      Bjs

      Excluir
  3. Nossa ate meu filho de 4 anos ficou triste com esta cena e foi sem querer q vimos pq tb nem assisto e ele ficiou olhando pra mim dizendo ainda bem q vc nao eh mais gorda e me abracando e beijando !

    ResponderExcluir
  4. Eu nunca tive tanta dificuldade em responder o comentário de vcs :`(
    Mas vamos lutar para reverter esta história..
    Obrigada pelos testemunhos de vcs..
    Bjs <3

    ResponderExcluir
  5. Excelente texto, Ju. O preconceito é filho da ignorância. Por ignorar, por não saber ser mais humana, a pessoa erra; erra e magoa, muitas vezes de forma irreversível, o seu próximo. E quanto a ser ou não exagero do autor, concordo com vc: não é exagero não. A gente tem que ter coragem de olhar ao redor e reconhecer que o comportamento preconceituoso existe, e muitas vezes, dentro da própria família. Bjs, querida! Vc é maravilhosa !

    ResponderExcluir