sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Psicologia Individual para Cirurgia Bariátrica


Olá a todos!

Já tem umas cinco semanas que o grupo interdisciplinar acabou e passei a me consultar individualmente com a Psicóloga Cibele da equipe médica do Dr Kikko.

Lógico que não vou postar o meu momento com ela, pois isto só desrespeita a mim. Mas quero defender a importância deste profissional para a Cirurgia Bariátrica.

Já faço terapia com uma psicóloga e buscamos resolver vários problemas que criei durante 28 anos, mas sempre com muita paciência, pois demorei para criá-los e com certeza vou demorar para resolvê-los. E desta mesma forma devemos tratar a questão obesidade.



Pensem que de um dia para o outro você que comia MUITO vai passar se alimentar por um tempo de 50 ml de isotônico e entre outros líquidos, ou que vai deixar de mastigar? Com certeza você fazia isso de forma exagerada por algum motivo, talvez seja para se punir, para sentir prazer, enfim, são N motivos que causam essa loucura por comer demais e isso só pode ser resolvidocom o auxilio de muita terapia. E os psicólogos que fazem parte de uma equipede Cirurgia Bariátrica são mais preparados para diagnosticar estes motivos e tratá-los de forma adequada, pois estão acostumados com este tipo de paciente.

O interessante é que além de prepara o futuro operado, eles preparam os familiares. No meu caso a minha mãe fez uma consulta comigo e a Cibele trabalhou sobre assuntos como a passagem pelo hospital, os riscos, as alimentações, as mudanças e entre outras questões.

Um exemplo que a psicóloga deu e não faz parte do meu caso é: uma mãe com filho pequeno diz que vai para o hospital fazer uma cirurgia para ficar magra e quando a mãe volta ela continua gorda, deixando a criança confusa. Ou seja, uma psicóloga que está acostumada com a vivência do mundo dos gastroplastizados vai tratar tanto o paciente, quanto os que vivem ao redor dele.

Espero que tenham entendido o recado. Aos futuros operados a terapia é excelente para preparar você e as pessoas próximas para uma grande mudança. E para os pós-operados é importante para lidar com a convivência das mudanças, pois em muitos casos a compulsão por comer é trocado por outra compulsão, e estas compulsões podem ser boas ou ruins, e se for este o caso, o seu psicólogovai te ajudar a tratar.

Portanto fiquem atentos na cabecinha de vocês. =D

OBRIGADA PELA VISITA!!!

Este Blog me faz muito bem e por isso ele existe com muito carinho!!!

Até mais...

Contatos: twitter - facebook - runtastic

3 comentários:

  1. É exatamente por ai Isac, mas infelizmente muiros não pensam assim...

    ResponderExcluir
  2. é isso ai... Depois de operada eu continuo indo nas reuniões, só que agora nas reuniões dos pós operados... Bjos

    ResponderExcluir