terça-feira, 30 de outubro de 2012

Caminhar com Runtastic #1

Olá a todos!!!

Vou fazer uma TAG sobre a minha relação com a caminhada. Espero que gostem!!!

Quem já tentou caminhar e não sentiu estimulo que atire a primeira pedra?!...

Caminhar além de ser um ótimo exercício é de graça. Portanto, não tem desculpa, mas nós sempre encontramos um jeitinho para justificar a desistência e muitas vezes por uma falta de controle dos resultados positivos, pois ninguém vê o resultado "físico" logo nos primeiros dias, mas eles existem, só depende do ponto de vista.

A verdade é, nós devemos deixar de associar o Exercício Físico com Beleza e passar a associar o Exercício Físico com Saúde. Mas a ansiedade domina de uma forma que passamos a desejar atletas olímpicos e sarados em menos de uma semana. hahahahaha! É no mínimo cômico, né?! Enquanto que o Atleta Olímpico passa horas praticando e tendo uma alimentação saudável.

Enfim, não somos atletas, mas podemos ser simpatizantes na busca de qualidade de vida. E eu comecei a caminhar, mas desta vez com algumas características diferentes e gostaria muito de dividir com vocês, pois me senti desafiada e totalmente estimulada a ponto de passar o dia com vontade de superar as minhas metas.

Sabe aqueles aparelhos que calculam todos os passos de quem pratica corrida e tals? Agora podemos ter ele no Smart Phone e é muitoooo fácil de usar.

Ele se chama Runtastic e é muitoooo fácil de usar. Funciona como uma Rede Social que divulga sua evolução nas atividades que pratica, além de calcular a quilometragem, o tempo e as calorias gastas.

Vale a pena conhecer!

Aguardem mais post a respeito.

Beijokas <3

Até mais..
Contatos: twitter - facebook 



quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Fonoaudiologia e Gastroplastia #4

Olá a todos!!!

Estou chegando ao fim dos preparativos para a minha Gastroplastia. Tivemos o ultimo encontro com a fonoaudiologista e ela passou mais uma atividade para a semana.

Para quem quiser acompanhar todo o processo que passei , junto ao grupo, com a fonoaudiologista click em Parte 1, Parte 2 e Parte 3.

A atividade é a seguinte:

- Fazer todo o processo de mastigação, conforme expliquei na Parte 3, sem líquido;
- Beber os líquidos, conforme expliquei na Parte 2, logico, sem os sólidos.

Na teoria é simples, mas é bem complicado na prática, pois comer pão sem o café com leite é muito sofrido. Agora que estou no terceiro dia me sinto mais adaptada, mas no primeiro dia foi cruel.

É muito cansativo mastigar e ter paciência de comer devagar. Mesmo sentindo mais saciedade e melhor o sabor do alimento, a o vício de fazer tudo muito rápido, conforme exigem no mundo moderno que vivemos, na maioria das vezes fica difícil. Eu por exemplo, muitas vezes vou lembrar da forma correta de me alimentar no meio da refeição, porém, não deixo isso abalar meu aprendizado, respiro e dou continuidade conforme manda a Dona Fonoaudióloga.

Bem, este foi o ultimo contato que tive com a Fonoaudióloga, mas isso não quer dizer que acabou por aqui. Agora vem a minha parte de colocar tudo em prática e transformar todos os exercícios em hábito para ter uma melhor recuperação.

Espero que gostem!

Qualquer dúvida comentem no Blog ou me adiciona nas redes abaixo.

Até mais..
Contatos: twitter - facebook  

terça-feira, 9 de outubro de 2012

O grupo multidisciplinar

Olá a todos!

Hoje o post é sobre minhas espectativas com o grupo multidisciplinar.

Inicialmente eu achei que seria uma burocracia do convênio para prorrogar a cirurgia que eu tanto desejava para "resolver os meus problemas", pois eu, como muitos, acreditava ser a cura para todas as minhas dores e que após ela eu encontraria a felicidade plena. Mas através da convivência com o grupo, e com a leitura de blogs de pessoas conscientes, eu passei a entender que não seria desta forma "milagrosa", pois é radicalmente impossível isso acontecer como um passe de mágicas, já que uma coisa é emagrecer, outra é resolver os traumas de toda uma vida.

No grupo, com a participação do psicólogo, falamos sobre várias coisas envolvendo a Cirurgia Bariátrica, como: as mudanças do corpo, que nem sempre fica de acordo com o "padrão imposto pela sociedade"; sobre os riscos de trocar a compulsão alimentar por outra; sobre os casos de pessoas que engordam; sobre pessoas que se arrependem; sobre o fato de que a cirurgia não resolve nenhum problema, alias, traz alguns a mais; sobre a importância de manter o tratamento após a cirurgia, coisa que muitos não fazem. Enfim, todos os assuntos que envolvem a Gastroplastia, e no meio tempo vão surgindo algumas dúvidas que são sanadas, tanto pela psicóloga, através da bagagem que ela possui, quanto com exemplos do senso comum do grupo.

Já com a fonoaudióloga eu já manifestei aqui toda minha satisfação e quem quiser acompanhar segue os links da PARTE 1, PARTE 2 e PARTE 3.

A nutricionista vai entrar agora, e pretendo registrar este passo com vocês.

Bem, o futuro a Deus pertence, mas quero seguir a risca todos os conselhos adquiridos no grupo, pois não estou satisfeita e quero mudar de uma forma que nada volte, já que não quero viver toda essa angustia novamente. Quero uma vida mais saudável, tanto física quanto mental, e acho que uma equipe multidisciplinar, que estuda e trabalha diariamente com mentes obesas pode me auxiliar e muito para o meu desejo de uma vida mais serena.

É isso ai....

DE CORAÇÃO ABERTO PARA MUDAR!!!

Até mais..
Contatos: twitter - facebook  

sábado, 6 de outubro de 2012

Fonoaudiologia e Gastroplastia #3

Olá a todos!!!

Confesso que estou um pouco atrasada com este post, mas estou sem vontade de escrever.. CALMA CALMA CALMA.. Não estou deprimida, só falta inspiração, mas hoje veio a LUZ!!!

Minha terceira consulta com a fonoaudióloga foi na segunda-feira, dia 01/10/2012, junto com o grupo e bem mais pratico que as outras duas.

Pra quem tiver interesse, cá está o primeiro e o segundo post (vale a pena conferir e procurar um profissional da área, caso tenha interesse em Cirurgia Bariátrica, pois só quem passa por esta fase sabe o quão é importante).

Vamos ao que interessa, a consulta!!!

Assim que chegamos a fono nos entregou um pão-de-queijo para cada um de nós e pediu para que comêssemos da forma que estávamos acostumados, e VAPT, todos comeram num piscar de olhos. Em seguida ela passou a forma correta que se deve mastigar:

1 - Morder com os dentes da frente, para tirar um pedaço;
2 - Furar os alimentos com os caninos e os amiguinhos dentes pontudinhos que estão ao lado dele (eu não sei o nome, mas acho que dá pra saber quais são, né?!);
3 - Mastigar com os dentes do fundo, primeiro de um lado, e com a língua manda o alimento pro outro lado, para fortalecer os dois lados do músculo;
4 - Quando o alimento estiver com textura de papinha é hora de engolir (cada alimento tem um tempo certo de mastigar, ou seja, esqueçam a história que é necessário ter o número X de mastigação);
5 - Na hora de engolir o movimento é o mesmo que para os líquidos que está explicado no segundo post.

Houve diversas considerações entre os grupos e foi o momento que senti o quão fundamental é passar por esta troca de experiência, pois coisas que eu não havia percebido eu me liguei. Elas foram as seguintes:

1 - TODOS conseguiram sentir o sabor do pão de queijo na segunda vez e ficamos impressionados por perceber que não sentimos o gosto na primeira tanto quanto na segunda;
2 - TODOS sentiram saciedade na segunda vez, já na primeira sentimos a vontade de comer uns dez a mais para sentirmos satisfeitos.
3 - Uma parte do grupo reclamou da textura pastosa da comida que os incomodou, e a fono alertou que ao sentir que a comida esta pastosa, já deve engolir e não ficar enrolando com ela na boca, pois, a partir do momento que ela ficou pastosa já está no ponto de engolir.
4 - Uma parte do grupo, inclusive eu, sentiu o excesso de saliva, e a fono disse que é o normal e isso não ocorre quando comemos pois não damos tempo para salivar, mas com o tempo vamos aprender a controlar ela na boca.

Considerações pessoais com o treino da semana:

1 - Como bem menos quando mastigo corretamente;
2 - As porções de cada garfada ou mordida passaram a ser menores, pois por incrível que pareça ela se multiplicam quando estou mastigando, isto é, não  dá pra mastigar corretamente com muita comida na boca porque a saliva mistura com a comida e ela se torna gigante.

Enfim queridos, é possível comer menos quantidade e sentir satisfeito!!!

O hábito vem com o tempo. Eu mesmo não me lembro de mastigar corretamente, sempre estou me policiando, mas as vezes me pego fazendo o movimento de engolir certinho e já fico feliz com meus botões.

Espero que tenham gostado do post e desculpa por ter ficado enorme, mas não quero resumir informações que eu considero PRECIOSAS.


segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Meus Medos e Gastroplastia

Olá a todos!
Hoje venho dividir com vocês sobre meus Medos e gostaria de saber se ocorre com o mesmo com vocês.

Não tenho medo de...
"Não tenho medo de morrer, pois confio no meu cirurgião e na equipe dele. "
"Não tenho medo de flacidez, pois sou obesa tenho o corpo deformado e isso nunca me deixou menos mulher."
"Não tenho medo da ficar um tempo só tomando liquido, pois tantas pessoas passaram por isso e não sou tão forte quanto estas pessoas."

Já os medos...
"Tenho medo de me deprimir por ficar sem comer, pois gosto de comidas diferentes"
"Tenho medo de trocar as compulsões, como acontece com tantas pessoas"

Resolvi fazer este post porque o tratamento em grupo aborda muito estas questões, talvez com o intuito de salientar a importância de se tratar após a cirurgia, pois casos assim ocorrem, na maioria, em pessoas que não levam a sério o acompanhamento psicológico e entre outros.
A verdade é que já está caindo a ficha de que só vou ter mais problemas com a cirurgia, contrario do que eu pensava. A magreza não vai me fazer feliz, já que vou precisar mudar todos os meus hábitos.


E se caso alguém leia e tem ou teve algum medo, eu gostaria que dividissem comigo.

Até mais..
Contatos: twitter - facebook