terça-feira, 25 de setembro de 2012

Fonoaudiologia e Gastroplastia #2

Olá a todos!
Mais um post sobre o meu tratamento com Fonoaudiologia. E pra quem não leu a primeira parte click AQUI.
A primeira parte foi uma consulta individual, onde debatemos a importância do tratamento com Fonoaudiologia para a Cirurgia Bariátrica, como funciona a digestão e tudo mais. Já na segunda parte foi em grupo, onde a Fono deu início nos exercícios.
Acredito que estes exercícios sirvam pra maioria das pessoas, por isso são passados em grupo e se a Doutora sentir que um ou outro paciente não tem evolução, então ela cuida separadamente.
Desta forma, vou informar os exercícios que ela nos passou, mas o melhor é procurar um especialista para cuidar e avaliar o seu caso.

E vamos ao que interessa!!!

Ela iniciou com exercícios para aprender a beber os líquidos. Segue as etapas.

1 - Para engolir os líquidos é necessário pressionar a língua no céu da boca para mandar informação ao cérebro de que está sendo enviado aquele alimento para o estômago.
 2 - A posição correta da língua é, primeiro pressioná-la no céu da boca, atrás dos dentes, e em seguida, movê-la continuamente até o fim, e desta forma pressionar todo o céu da boca com a língua e engolir o líquido.
3 - Para deixar musculatura da língua forte para este movimento é necessário exercita-lá, e para isso a minha Fonoaudióloga passou um exercício para fazer durante toda a semana que é o barulho do cavalo que fazemos para as crianças.*
4 - Após dois dias do exercício acima, é necessário, alem dele, passar a beber líquidos com este movimento de pressionar o céu da boca como mencionei no tópico 2.

* O exercício não tem tempo determinado de horas/minutos por dia. O importante é fazer sempre que lembrar e quanto mais mais forte a língua vai ficar. Ah.. E vale lembrar que no começo a língua dói como qualquer músculo do corpo que começa a ser exercitado.

Até mais..
Contatos: twitter - facebook 



Um comentário: