terça-feira, 25 de setembro de 2012

Fonoaudiologia e Gastroplastia #2

Olá a todos!
Mais um post sobre o meu tratamento com Fonoaudiologia. E pra quem não leu a primeira parte click AQUI.
A primeira parte foi uma consulta individual, onde debatemos a importância do tratamento com Fonoaudiologia para a Cirurgia Bariátrica, como funciona a digestão e tudo mais. Já na segunda parte foi em grupo, onde a Fono deu início nos exercícios.
Acredito que estes exercícios sirvam pra maioria das pessoas, por isso são passados em grupo e se a Doutora sentir que um ou outro paciente não tem evolução, então ela cuida separadamente.
Desta forma, vou informar os exercícios que ela nos passou, mas o melhor é procurar um especialista para cuidar e avaliar o seu caso.

E vamos ao que interessa!!!

Ela iniciou com exercícios para aprender a beber os líquidos. Segue as etapas.

1 - Para engolir os líquidos é necessário pressionar a língua no céu da boca para mandar informação ao cérebro de que está sendo enviado aquele alimento para o estômago.
 2 - A posição correta da língua é, primeiro pressioná-la no céu da boca, atrás dos dentes, e em seguida, movê-la continuamente até o fim, e desta forma pressionar todo o céu da boca com a língua e engolir o líquido.
3 - Para deixar musculatura da língua forte para este movimento é necessário exercita-lá, e para isso a minha Fonoaudióloga passou um exercício para fazer durante toda a semana que é o barulho do cavalo que fazemos para as crianças.*
4 - Após dois dias do exercício acima, é necessário, alem dele, passar a beber líquidos com este movimento de pressionar o céu da boca como mencionei no tópico 2.

* O exercício não tem tempo determinado de horas/minutos por dia. O importante é fazer sempre que lembrar e quanto mais mais forte a língua vai ficar. Ah.. E vale lembrar que no começo a língua dói como qualquer músculo do corpo que começa a ser exercitado.

Até mais..
Contatos: twitter - facebook 



sexta-feira, 21 de setembro de 2012

#LinhaDoTempo - Exames

Olá a Tosoa!
Como com os Laudos, vou fazer a Linha do Tempo para meus Exames, ou seja, a cada exame feito vou dar um Check.
Segue minha tabela:
Beijocas no <3 e façaa o mesmo!

Até mais... 
Contatos: twitter - facebook


Ultrassonografia e Gastroplastia

Olá a todos!
Ultrassonografia não tem segredo e nem é um bicho de 7 cabeças, mas como sempre eu tive meu medo, porque se faz parte do grupo exame eu vou ficar apreensiva.
Mas depois que passa eu que é muito simples, basta ficar de Jejum por 12 horas, mas pode beber água. Ao fazer o exame a medica usa aquele gel mais gelado que a Antártida e começa a apertar sua barriga com o "trem" que examina o que há na região a solicitada pelo medico. No meu caso foi a parte alta do abdome, na linha do estômago. A Dra examinou a região frontal, e laterais esquerda e direita.
O resultado sai em 1 dia, ou seja, fiz ontem e hoje, 21/09/2012, eu pego o resultado

Beijocas no <3

Contatos: twitter - facebook 

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Fonoaudiologia e Gastroplastia #1

Olá a Todos!
Desde que decidi pela minha gastroplastia, hoje, 20/09/2012, foi o dia em que considerei o mais importante. Sei que não cheguei na metade do tratamento para ser mais uma gastroplastizada no mundo, porém, senti o grau de importância da Foneaudiologia não só na vida dos de quem reduz o estomago, e sim na vida de muitas pessoas no mundo, pois tenho certeza que como eu, muitos não sabem mastigar.
Eu nunca havia me consultado com um Foneaudiologo, diferente de Nutricionista e Psicólogo, e por este motivo me surpreendi tanto, já que eu sempre achei que Foneaodiologia era para pessoas que tinham dificuldades na fala.
Enfim, ao me consultar tive uma aula de mastigação, digestão, saciedade e entre outras coisas que eu nunca soube e muito menos pratiquei.
Esta foi uma consulta de apresentação do tratamento e nas próximas serão no grupo com atividades para aprender a mastigar e criar este habito, que é o mais difícil, pois teoria é fácil, já colocar em pratica é uma outra história.
Pretendo focar mais sobre o assunto de acordo com o andar do meu tratamento. E espero atingir um objetivo: enfatizar este tratamento de forma com que ele se popularize, tanto no mundo da Gastroplastia, quanto no da população em geral. Sei que o objetivo foi um tanto quanto ambicioso, mas esta passou a ser minha vontade depois desta consulta.
Beijocas no <3 e Até Mais!!!

Endoscopia na Gastroplastia

Olá Todos!
Como já foi informado no post Os exames para a gastroplastia eu já fiz minha endoscopia e gostaria de dividir este momento com vocês.
O exame foi tranquilo, pois estava anestesiada, então não senti dor. O trágico foi o seguinte, endoscopia é feito pelo convenio, em Taubaté, no Hospital da Policlin, e só marcam a partir das 14 horas, ou seja, é necessário fazer um jejum de 12 horas, portanto, tem que deixar de comer a partir das 2 da manha e ficar o período da manha sem ao menos beber água.
Queridos, isso foi o mais difícil pra mim, pois eu como bem no cafe da manha e no almoço, a mais, se fosse pra ficar dormindo de manhã, mas não, estava na labuta.
Depois do drama do jejum, o exame foi tranquilo. Segue os detalhes.
Cheguei no hospital, eles me colocaram em uma maca, com a terrível camisola que mostra as traseiras, me levaram para uma sala com equipamentos pra medir o coração, mas inicialmente não ligaram nenhum. Quando fui pra sala onde fazem o exame a enfermeira aplicou a anestesia na minha veia e respirei um spray que anestesiou a boca, comecei a ficar lesada, não dormi em nenhum momento, lembro absolutamente de tudo, mas estava tão vulnerável para qualquer reação. Lembro do medico conversando comigo, dele dizendo que já estava no estoma, intestino, ... Deu uma minima sensação de refluxo, mas controlável pela leseira.
Está ai minha experiência com a primeira endoscopia. Não peguei o resultado ainda, portanto, não sei se haverá alguma complicação.
Até mais... 
Contatos: twitter - facebook 

#NãoSouDeQuinta

Quem aqui nunca se sentiu um FGTS de homem/mulher? Os dois se dão super bem, se divertem, tem assuntos em comum, ou seja, foram feitos um pro outro, mas estranhamente vocês não saem em publico, não porque você não quer e sim porque os blá blá blá sem razão.
Enfim...
Vai ser F E L I Z independente de ter um parceiro(a) ou não do seu lado. Pois se não te assume já é o MAIOR sinal de desamor.
Relacionamento não é sinônimo de felicidade.
Pensem nisso!!! E parem de ser de QUINTA...

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Pneumologista para Gastroplastia

Olá a todos!
Como eu havia informado aqui, ontem peguei mais um Laudo, o do Pneumologista e eu gostaria de deixar registrado.
O procedimento foi bem simples. Ao chegar a auxiliar do médico mediu minha altura e peso, colocou meus dados num aparelho e fez um exame chamado espirometria, onde tive que respirar, soltar e respirar o ar por 3 vezes (nada assustador).
Ao analisar o exame, o médico disse que estava muito bem, fez o Laudo e fim de papo. 
Abraços e até mais...


Debate sobre Cirurgia Bariátrica

Olá a todos!
Achei este programa da TV GAZETA que debate Benefícios e Riscos da Cirurgia Bariátrica e gostaria de dividir com quem não ainda não assistiu.
A jornalista Maria Lydia Flandoli aborda vários assuntos com: ROBERTO RIZZI Cirurgião e Sócio Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica; ALEXANDRE PINTO DE AZEVEDO Médico Psiquiatra e Coordenados  do Grupo de Estudos Psiquiatra - Grupo de Estudos em Comer Compulsivo na HCSP; ALFREDO HALPERN Endocrinologista e Chefe do Grupo de Grupo de Obesidade e Síndrome Metabólica do HCSP.
Espero que seja proveitoso, tanto quanto foi para mim.





Até mais... 
Contatos: twitter - facebook 

terça-feira, 18 de setembro de 2012

#LinhaDoTempo - LAUDOS

Hoje resolvi fazer criar uma TAG pessoal, e se alguém quiser fazer, fique a vontade para copiar.

Funciona da seguinte form. A cada Laudo "conquistado" por estar apta para fazer a Cirurgia Bariátrica vou dar um check informando (na verdade é para aliviar a tenção da espera)

Hoje recebi o Laudo do Pneumologista.

ENTÃO... 

Obs: Já já sai o post sobre minha consulta com o pneumologista.

Beijos Juju :3

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

1º dia no grupo

Hoje, 17/09/2012, foi meu primeiro dia com o grupo para o pré operatório da Cirurgia Bariátrica.
A psicóloga, Dra Cibele é bastante dinâmica e realista. Ela dividiu em 2 grupos de 3 pessoas cada, deu algumas revistas, pediu para recortar figuras/palavras e criar um cartaz com coisas que relacionem o antes e o depois da cirurgia.
Lá fomos nós, desesperados e ansiosos, fazendo tudo correndo, sendo que ela não deu um prazo para terminar. Em seguida, cada grupo dicertou o cartaz e nenhum dos 2 grupos tinham conversado sobre o que colaram, apenas pegaram os recortes e colaram no antes e depois. Então ela apontou a questão da ansiedade de todos ao querer terminar rápido e da falta de dialogo, que não houve, porque todos queriam acabar com aquilo. Talvez seja por isso que comemos tão depressa, para terminar rápido, e comemos além do que é saciável, para terminar rápido. (conclusão tirada agora que estou escrevendo)
Outro ponto que eu achei bastante critico é a falta de instrição de muitos que vão fazer a cirurgia. Tem uma senhora que achava que não comia mais, que se comesse algo além do liquido ela passaria mal até vomitar. Eu pensei com os meus botões, ela gosta de comer, por isso é gorda, e esta sujeita a deixar de comer pro resto da vida? Eu juro que queria entender a mente daquela senhora, e fui pra casa pensando nela. Enfim, quem sou eu pra julgar, mas é estranho. E por isso acho que é preciso muito preparo, muita leitura para não fazer errado depois. E mais, tá aí um exemplo do quão importante é o acompanhamento com todos os profissionais para esclarecer as duvidas, já que uma pessoa que busca ler tem suas duvidas, imaginem quem não busca informação alguma?!

#FikDik
Até mais..

Os exames para Gastroplastia

Hoje, 17/09/12, peguei as guias para os exames e médicos para a Gastroplastia.
Vou informar como é o procedimento do meu convênio, POLICLIN, e do meu médico Dr. Roberto K. Kikko. Eu não queria colocar esta etapa, pois acredito que cada caso é um caso, mas pode haver pessoas do mesmo convênio/médico que eu e talvez seja interessante este post. Mas pelo que ando lendo, acredito que geral este procedimento não mude tanto.
Assim que passei pelo médico ele me encaminhou para o DPS (Departamento de Promoção a Saúde), onde fui atendida por uma Assistente Social que confirmou que eu estava de acordo com as exigências do convênio e me deu uma carta para eu buscar um laudo com minha endocrinologista. Feito isso, voltei ao DPS e ela encaminhou o laudo para o convênio aprovar a cirurgia e depois disso eu eles liberam todo o procedimento pré cirúrgico.
Esta etapa é um pouco demorada (1 mês), mas dei o seu valor, pois vi alguns casos de pessoas fazendo todos os exames e quando chegou a hora do convênio aprovar, ele barrava por algum motivo. E eu ficaria muito frustrada caso isso acontecesse comigo, pois estou realmente decidida a mudar de vida.
Depois que o convênio aprovou o DPS ficou de montar uma agenda com todos os médicos e exames (1 semana) que preciso fazer e que são os seguintes:
- Ultrassom do Andar Superior do Abdome
- Endoscopia Digestiva Alta (H Pylori)
- Exame de Sangue: Hemograma; Gama GT; Glicose; Creatina; Urina I; TAP; TTP; anti HIV; TOG; TGP; Beta HCG
- Pneumoligista: Laudo com Avaliação Clínica
- Cardiologista: Laudo com apresentação ou não de comorbidade e se há risco cirúrgico
- Psicólogo: Laudo após avaliação informando se há alteração na natureza psíquica que possa comprometer a cirurgia
- Nutricionista: Orientação sobre a importância na reeducação nutricional para o tratamento da obesidade e Laudo
São estes os procedimentos para meu pré operatório. Lembrando que meu convênio tem sede em São José dos Campos e eu sou de Taubaté. O Cardiologista, o Pneumologista, o Endocrinologista são de Taubaté e os exames estou fazendo nas clinicas daqui. Já o Nutricionista e o Psicólogo eu estou passando em uma equipe de São José dos Campos que trabalha com o médico que vai me operar.

Até mais... 
Contatos: twitter - facebook



Gastroplastia, um Estilo de Vida

Já pensaram que Gastroplastia é um Estilo de Vida?


Da Anfetamina a Gastroplastia

Aos 19 anos, com um quadro de sobrepeso,  fiz meu primeiro tratamento com Anfetaminas e lógico que engordei sempre que parei com o tratamento. A partir dai começou o Efeito Sanfona e quando parava com os remédios sempre engordei o dobro, como de lei.
Em 2009 eu casei, e como toda noiva, queria estar magra e linda e com Anfetaminas eu consegui, mas decidi parar, pois os Efeitos Colaterais, como falta de sono, coração acelerado, boca seca e outros, não me permitiam viver me sentindo saudável.
Dois anos depois engordei 30 quilos e quando dei conta entrei numa depressão que durou meses até eu assumir e buscar meios para reverter.
Comecei a pagar um convênio, não pensando na cirurgia e sim em voltar com os venenos e em um ano e meio engordei mais dez quilos. Os remédios deixaram de fazer efeito emagrecemos, só os colaterais que vingavam.
Então, em junho deste ano, eu e minha endocrinologista optamos pela cirurgia bariátrica e pretendo registrar o meu caminho aqui.
Fui vítima deste veneno e hoje, se tivesse campanhas contra o uso destas drogas eu participaria, pois sei que nestes quase 10 anos só tive prejuízos físicos e psicológicos. E espero que isto sirva de lição para alguém.

#FikDik


Até mais...

Contatos: twitter - facebook

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Aos que receitam Anfetamina

Gostaria que TODOS os médicos que receitam Anfetaminas como solução para quem está acima do peso lessem este texto. E não são apenas os Endocrinologistas, né?!
Lembro da primeira vez que tomei anfetamina, eu cheguei no consultório, tinha 19 anos, 78 quilos, o médico, que não era endocrinologista, me pesou, não me pediu nenhum exame, me passou a receita de um tarja preta, que hoje é proibido no Brasil.
Comecei a tomar e perdi 10 quilos em 1 mês. A sensação era ótima, pois parava o transito e todos me elogiavam. Porém me sentia uma anoréxica, pois não conseguia comer. (EX: não conseguia tomar 1 caneca de Sopa Vono inteira)
E depois disso eu engordei, tomei mais remédio, engordei denovo, ... E hoje tenho 110 quilos.
Ah, eu poderia desejar que as pessoas que estão prestes a cometer o mesmo erro que eu lessem este texto, mas sabem porque não quero?
Porque o "gordo" está desesperado para perder peso, já que tem um mundo cobrando a magreza. Mas o médico estudou MUITO e com certeza sabe o quão estes medicamentos são prejudiciais. E mais, eu gostaria de perguntar a todos estes profissionais se é mais fácil escrever uma receita de difícil entendimento devido a caligrafia, ou se é insistir em um tratamento digno de sucesso e mais trabalhoso, como os pré e pós operatorios de Gastroplastia, no qual consiste em Nutricionista, Psicólogo, Fonondiólogo, ...?  Ou seja, uma equipe trabalhando todos os pontos importantes para um emagrecimento saudável.
Sei que muitas meninas se identificam com a minha história por isso deixo o meu recado para o SUS e os Convênios que passem a tratar a obesidade de forma mais inteligente, de forma que evite gastos maiores como o meu e o de varias outras pessoas. Já que precisam disso para viver $, talvez esta seja uma política a se adotar para ter economia de forma mais humana, pois enquanto vcs regulam consultas com psicólogos e nutricionistas, os médicos estão espalhando suas receitas controladas aos pacientes, ocasionando outras historias semelhantes a minha.

Até mais...

Quando decidi

Quando decidi fazer Gastroplastia minha cabeça ferveu, fiquei muito ansiosa e confesso que naquele momento eu queria estar no hospital, pois não aguentava mais as dores na lombar, nos joelhos e nos tornozelos, também não aguentava mais a dor de uma calça justa.
Além de acordar e dormir com dores musculares, sentir dores para colocá-lá e passar o dia com ela incomodando de tão apertada é no mínimo para ficar frustrada e querer uma mágica.
Mas como meu convênio não permitia que eu fosse operada no dia seguinte, porque se eu tivesse dinheiro teria cometido tamanha LOUCURA, eu passei a ler e conversar com pessoas que já passaram ou vão passar pela cirurgia e percebi o quão importante é um bom acompanhamento prévio e posterior para que nada de errado.
Pode haver alguém me chamando de louca por escrever isso, mas não sou hipócrita em dizer que eu não quis operar no dia seguinte. Porém me atinei a tempo de entender que o convênio está certo com as etapas. 
Comecei um tratamento psicológico que está sendo bastante favorável. Este tratamento é a parte do que vou fazer com a equipe do meu médico, já que com eles é por 6 meses, 3 antes da cirurgia e 3 depois.
Com a psicóloga estou compreendendo que a cirurgia não é milagrosa, como eu queria quando decidi, que depende mais de mim do que dela e o quão é importante manter estes profissionais por perto.
Vou começar meu acompanhamento agora e aqui registrar aqui toda a etapa, pois escrever me ajuda a descarregar a ansiedade e dividir experiências é sempre bem vindo. E como temos esta ferramenta chamada internet que permite a troca de vivências com pessoas de todo cando do planeta, então decidi que vou abusar dela.
Até mais... 
Contatos: twitter - facebook

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Por que Anfetamina?

Ontem coloquei a cabeça no travesseiro e comecei a refletir sobre o porquê eu comecei a usar as Malditas Anfetaminas.
Eu era uma criança magra e passei a engordar na adolescência. 
Com 17 anos eu estava com um leve sobrepeso e o mundo dizia o quão eu tinha que perder 5 quilos e nas conversas femininas eram sempre sobre dietas milagrosas. E então passei a ficar neurótica com peso, fazia muita academia, mas nunca estava bom. Nunca tive consciência de que jamais usaria manequim 38,  pois tenho quadril bem largo. 
A verdade é, faltava tratamento psicológico pra mim e para as mulheres que estavam ao meu redor, já que não enxergavam que meu biótipo era de mulher gostosa, o conceito de belo para elas era um esqueleto na passarela. E estas mentes loucas, junto com as mídias massacrantes me transformaram numa mente paranoica e após muito efeito sanfona cheguei à obesidade mórbida e espero que isto sirva de lição para você que precisa perder 8 quilos e quer tomar Anfetaminas, ou indicar, como muitos médicos inconsequentes fazem.

Exemplo: Quando tomei anfetamina pela primeira vez pesava 78 quilos e depois de muitas paradas e retomadas com os venenos eu tomei para o casamento, emagreci MUITO mais que na primeira vez e me casei com 75 quilos.
Tirem suas conclusões.

Até mais...
Contatos: twitter - facebook

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Minha Gastroplastia

Pra quem não sabe, em breve farei Gastroplastia, vulgo Cirurgia Bariátrica e FODA-SE VOCÊ QUE É CONTRA.
Já me mantive por muito tempo magra na base de ansiolíticos e antidepressivos, mas cheguei a conclusão que os efeitos colaterais deste método são piores que a Obesidade Mórbida. Devido a isso abandonei os remédios e ENGORDEI O TRIPLO do que eu havia perdido no último tratamento e cheguei ao IMC 40.
Quem me conhece sabe que não tenho um corpo destes obesos que são expostos na TV, mas eu me conheço mais do que ninguém e sei o quão sou capaz de chegar neste nível de obesidade.
Portanto, para o meu bem estar e a deformação do meu corpo, eu tomei esta decisão.
Desde o dia que decidi tomar esta decisão tenho feito um Diário de Bordo e não gostaria que eles ficassem escondido em uma nuvem e devido a isso decidi publicá-los.
Sintam-se a vontade para me criticar e mais ainda para me elogiar.

Até mais...
Contatos: twitter - facebook

Juju Bela

Oi, meu nome é Juliana, tenho 27 anos, escorpiana, filha do meio, casada e mãe de um Chopp. Acompanho alguns blogs e senti a necessidade de criar uma conta para eu participar de forma mais ativa da BlogosLife destes camaradas.

"Pra quem não tem nada a metade é o dobro" DO BAR, Bêbado.